A Vale elevou, nesta quinta-feira (13/), o nível de emergência de 1 para 2 da barragem Área IX, da Mina Fábrica, em Ouro Preto, na Região Central de Minas. De acordo com a mineradora, a medida foi necessária porque ocorreram alterações piezométricas na ombreira direita da estrutura, associadas às fortes chuvas que atingiram a região. A situação demanda estudos e ações corretivas, já iniciados pela companhia.
Leia Mais
Acionamento acidental de sirenes de barragem da AngloGold gera pânico em MGBombeiros evacuam fazenda no Sul de MG por risco de rompimento de barragemItabirito recebe obras para compensar impacto de barragem Alerta: barragem em Barão de Cocais vai ao nível 2 de emergênciaTCE quer saber o que cidades fizeram com recursos por desastre da ValeMais da metade das barragens em Minas não serão desativadas no prazoGoverno e MP notificam Vale e cobram ações preventivas em 18 barragensONGs de Ouro Preto pedem socorro para salvar animais desabrigadosBarragem de água se rompe no Sul do estado e eleva nível de rioPatrimônio soterrado leva parte da história de Minas e lembra DrummondCom 313 setores de alto risco geológico, Ouro Preto dorme sob alerta Lagoa Formosa passa a exigir cartão de vacinação em estabelecimentos
Outra mudança
A Vale também anunciou nesta quinta-feira (13) que foi iniciado o nível 1 do dique Elefante, na mina Água Limpa, em Rio Piracicaba, na Região Central de Minas. Isso ocorreu após uma erosão na ombreira direita da estrutura, em virtude das fortes chuvas na região.
A mineradora garantiu que já está executando medidas corretivas no local e que já informou aos órgãos competentes e às auditorias técnicas do Ministério Público do Estado de Minas Gerais as mudanças nos níveis de emergência das duas barragens.
Essas alterações ocorreram no mesmo dia em que a Defesa Civil de Ouro Preto registrou um deslizamento de terra no morro da Forca, que destruiu dois casarões históricos.