Diante do aumento da ocupação das enfermarias nos últimos dias, a prefeitura de BH confirmou nesta sexta-feira (14/1) a reabertura de mais 25 leitos para pacientes com coronavírus na rede pública.
Leia Mais
Minas vacina as primeiras 10 crianças contra COVID; veja quem foi a 1ªJaboticatubas registra aumento mais de 70% nos casos de COVID em uma semanaDois dos três indicadores da COVID atingem nível de alerta máximo em BH Paciente fica mais de 6 horas à espera de atendimento na UPA LesteA vez do calor! BH pode ter sábado com temperatura máxima de 32º CSegundo a Secretaria Municipal de Saúde, ainda há possibilidade de outros leitos serem reativados, desde que haja demanda de internações, como ocorreu nesta semana com o aumento de casos.
Apesar das ampliações, a taxa de ocupação total de leitos de enfermaria, considerando as redes SUS e Suplementar, segue no nível vermelho, com 75%. BH conta com um total de 7,4 mil vagas de enfermarias no SUS e na rede privada, porém a maioria delas é destinada às demais doenças.
A prefeitura reitera que pacientes com quadros gripais, ainda sem resultado para a COVID-19, também podem estar internados nos leitos de UTI e enfermaria dedicados à doença, considerando que os sintomas são parecidos.
UTIs
A PBH ainda não cogitou a possibilidade de reabrir leitos de UTI. O último balanço, divulgado nesta sexta-feira (14/1), mostrou que a capital tem 74,3% de ocupação dos leitos para casos mais graves.
As redes pública e suplementar, juntas, contam com um total de 218 leitos exclusivos para pacientes com COVID-19.
A carga disponível no município é de mais de 1,6 mil UTIs, que atualmente são divididas com outras enfermidades.