Com a interdição do trecho da BR-381, na altura do KM 321 da BR-381, por causa da destruição de pelo menos 100 metros das duas pistas, na altura de Nova Era, os motoristas que seguem nos dois sentidos, entre o Vale do Aço e Belo Horizonte, buscam rotas alternativas para chegar aos seus destinos.
O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) orienta que os condutores de veículos leves e pesados que estejam saindo de Ipatinga, usem o trajeto alternativo pelos municípios de Belo Oriente, Guanhães e Itabira.
Nesse trajeto, o trânsito flui normalmente e sem retenções. A Prefeitura de Guanhães informou que na área do município, carros, ônibus e caminhões não encontram dificuldades para chegar a Itabira.
Para os motoristas que estão seguindo de Belo Horizonte para o Vale do Aço, a rota alternativa indicada pela Polícia Rodoviária Federal, passa por São Domingos do Prata, até chegar à LMG-760, que liga Timóteo a Dionísio e São José do Goiabal.
O trecho até o distrito da Baixa Verde é asfaltado. Depois, até Dionísio ou São José do Goiabal o percurso é feito em estrada de terra, cujo trecho é de aproximadamente 35 quilômetros.
A Prefeitura de Dionísio publicou em suas redes sociais um alerta sobre tráfego nesta rota sugerida pela PRF. De acordo com a prefeitura, a estrada vicinal do município de Dionísio não é recomendada para veículos pesados e de grande porte.
Os motoristas que seguem de Belo Horizonte para o Vale do Aço, também têm alternativa de seguir pela BR-262, sentido Realeza, até chegar à BR-116, onde os devem entrar no sentido de Caratinga e Inhapim. Logo depois de Inhapim, entrar na BR-458, que dá acesso a Ipatinga. Todo o trecho e bem-sinalizado e permite o tráfego de veículos leves e pesados.
Nessa rota, para chegar em Governador Valadares, basta seguir pela BR-116, ignorando o trevo de acesso da BR-458 e seguindo em frente, passando por Dom Cavati, Engenheiro Caldas, Alpercata, Posto da Polícia Rodoviária Federal e finalmente, o trecho urbano de Valadares.