Um meteoro explodiu no céu da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaiba e chamou a atenção de moradores na noite desta sexta-feira (15/1). Apesar do clarão e do som da explosão terem assustado a população de várias cidades, não houve ocorrência registrada pelo Corpo de Bombeiros sobre danos por uma possível queda no solo.
Leia Mais
Veja 'surto' de meteoros raro e inesperado que tomou o céu em MinasTornado em Nova Lima? Meteorologista explica o fenômeno; veja vídeoMeteoro cai e assusta moradores de Patos de Minas Diretor de 'Não Olhe Para Cima' faz piada com meteoro que caiu em MinasEspecialistas: pedaços do meteoro que caiu em MG podem ser encontradosHá menos de dois anos, outro meteoro cortou o céu do Alto ParanaíbaCasos de COVID em Divinópolis já são quase 200% maiores que em dezembroMeteoro: população relata sustos e desinformação após explosão no céuMeteoro, chuvas e ômicron: internautas lamentam acontecimentos em MGErupção de vulcão provoca tsunami e moradores de Tonga fogem do litoralSegundo informações da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), ainda não há registros de que algum pedaço tenha tocado o chão. “Em resumo, chamamos de meteoro por não haver fragmentos encontrados. Se tivesse essa queda (confirmada), chamaríamos de meteorito,” disse o responsável pelo observatório IDS em Patos de Minas, Ivan Soares.
O especialista, que faz parte da rede Bramon, ainda explicou que, com os primeiros levantamentos, o meteoro pode ter explodido a mais de 20 quilômetros do solo e que se houver fragmentos, ele pode ter caído em uma extensa área entre as cidades de Patrocínio, Araxá e Uberlândia.
“Ele começou a queimar muito alto. Se houver fragmento, ele ainda viajou, por alguns segundos, uma distância de aproximadamente 100 quilômetros daquele ponto da explosão”, explicou.
Casos de meteoros que invadem a atmosfera são comuns, segundo Soares, mas esta explosão da noite de sexta é considerada incomum pela intensidade do brilho e do som.