Após um fim de semana mais ameno em relação às chuvas, Minas Gerais já deve ficar em alerta novamente. É o que indicam a meteorologia e os alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cujo comunicado mais recente prevê risco, até a manhã de terça (18/1) de chuvas intensas e novos alagamentos em mais de 100 cidades mineiras (veja lista aqui).
Leia Mais
Chuva alaga principal via de Uberlândia, arrasta veículos e inunda hospitalMinas registra mais de 2 mil desalojados em 24 horas Minas começa a semana com previsão de mais calor e pancadas de chuva Calorão e pancadas de chuva; veja a previsão para BH nesta terçaConfira a lista de cidades mineiras que estão sob alerta de chuvaFamília acusa colégio mineiro de discriminar e recusar filho autistaBH tem alerta de temporais até amanhã (18/1)Pescador cai de altura de três metros em cais de Januária e fratura costelaMG ainda tem 47.911 pessoas desalojadas e 7.336 desabrigadas após as chuvasVeja onde estão os mais de 100 pontos de interdições em estradas mineirasPrincipal avenida de Uberlândia está interditada após ser tomada pela águaHá previsão de chuvas no período da tarde para BH, Região Metropolitana, Zona da Mata, Sul, Sudoeste e Triângulo Mineiro. Já no Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, há apenas uma pequena possibilidade de pancadas de chuva até o fim desta segunda.
Ainda de acordo com o Inmet, estas pancadas isoladas devem permanecer no estado até na sexta-feira (21/1), podendo ocorrer mais precisamente no período da tarde.
"Ainda tem a possibilidade de ocorrer estas pancadas mais fortes em um curto período de tempo, devido a disponibilidade de umidade que se mantém estável sobre Minas", explica Anete Fernandes, meteorologista do Inmet.
“Entretanto, para as regiões Norte e Faixa Leste, as chances de ocorrerem chuvas são mais restritas”, destaca a meteorologista.
Temperatura
A menor temperatura de BH nesta madrugada foi 18,4° na estação do Cercadinho. A máxima deve ficar em 29°.
No estado, a mínima ocorreu em Maria da Fé, Sul de Minas, 14,9°C. A maior está prevista para chegar aos 35° no Vale do Rio Doce e Jequitinhonha.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Ricci