
“O trânsito vai estar comprometido. Quem estiver no sentido prefeitura (do Bairro Patrimônio em direção ao Bairro Santa Mônica), próximo à Avenida Nicomedes Alves dos Santos, vamos tentar manter o trânsito em duas faixas de rolamento", inicia o secretário de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves.
"Devagar e atenção, pois vai haver maquinário trabalhando no local. No sentido contrário (Santa Mônica sentido Patrimônio), vamos ter que interditar 100% e vamos desviar o trânsito”, complementa o titular da pasta. Uma força-tarefa foi montada para resolver os estragos causados pela chuva de ontem: estão mobilizadas Defesa Civil e secretarias municipais (além de Trânsito, Meio Ambiente e Serviços Urbanmos e Obras).

As equipes buscam sanar estragos com a limpeza e recuperação asfáltica, como medida mais rápida. Alguns pontos mais críticos, segundo a gestão municipal, exigem um tempo maior, cuidados mais elaborados e condições climáticas favoráveis. Dessa forma, a orientação é que as pessoas evitem a Avenida Rondon Pacheco.
A forte enxurrada que inundou por completo a avenida arrancou muitas placas de asfalto, destruiu partes do canteiro central, das calçadas e da ciclovia. Em determinados pontos, até o encanamento foi exposto.
Um hospital foi inundado e obrigou trabalhadores a deslocarem pacientes e acompanhantes das salas mais próximas da avenida. Não há notícia de problemas mais graves com atendimentos. Um clube próximo ao Rio Uberabinha também foi tomado pela água. Pelo menos a garagem de um prédio também foi invadida pelo enxurrada e afetou carros no local.
Em menos de duas horas, o volume de chuva chegou 75mm na região leste da cidade. Houve ainda registro de 53mm na zona sul de Uberlândia.
Mais interdições

Ainda na última noite foram necessárias interdições:
- cruzamento das avenidas João Pessoa e João Pinheiro, no Centro da cidade, onde uma árvore caiu com a força do vento
- Avenida Anselmo Alves dos Santos, com a rodovia BR-050, onde os bueiros ficaram obstruídos, provocando o alagamento no local
- Avenida Presidente Médici, no Bairro Altamira, onde o asfalto ficou comprometido
- Avenida Getúlio Vargas com a Rua Marques Póvoa, onde uma árvore caiu e atingiu a fiação energizada, necessitando do apoio da Cemig para a poda
É preciso que a população fique atenta, pois esses trechos serão liberados aos poucos, durante toda a segunda-feira (17/1).
