Os moradores de Patos de Minas iniciam nesta segunda-feira (17/1) o primeiro dia útil com a volta da obrigatoriedade do uso de máscara na cidade do Alto Paranaíba. A prefeitura publicou decreto no sábado (15/1) para informar a exigência mesmo ao ar livre, o que estava liberado desde novembro. O motivo é o avanço de casos de COVID-19.
Leia Mais
Veja os dados do boletim COVID em Minas Gerais desta segunda-feira (17/1)Com 19 mil novos casos de COVID em 24h, Minas registra novo recorde Casos de COVID em Divinópolis já são quase 200% maiores que em dezembroBH: comitê explica regras para desobrigação de máscara em locais abertosKalil: máscaras não serão mais obrigatórias em BH nos lugares abertosHomem saca canivete durante briga por não usar máscaraHomem cai de 50 metros durante decolagem de paraglider e sobreviveO novo decreto não tem um prazo de vigência, sendo válido até segunda ordem.
Para efeito de comparação, o dia 28 foi quando Patos registrou o maior número de casos em dezembro, com 26 registros. Neste mês, no dia 10 foram registrados 267 novas contaminações - um número dez vezes superior ao registrado no último dia 28. Ao todo, já foram anotados 1,8 mil novos casos em 2022, na cidade do Alto Paranaíba.
Em novembro de 2021, o Município desobrigou o uso da máscara sob o argumento da média móvel no período de 7 a 13 de novembro ter sido de 4,57 casos por dia. A última morte registrada à época tinha sido cerca de 20 dias antes, ainda outubro, quando um idoso de 78 anos não resistiu às complicações da COVID-19.