A vacinação de crianças contra a COVID-19 em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, vai começar nesta quarta-feira (19/1). As doses serão aplicadas gradativamente, a começar por crianças de 11 anos com ou sem comorbidades.
A Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares (SMS/GV) recebeu 1.490 doses da vacina Pfizer/Comirnaty – Pediátrica nesta segunda-feira (17/1). Como foram poucas as doses, a SMS/GV optou pela aplicação gradativa.
Leia Mais
COVID-19: vagas em leitos públicos estão perto do fim em BHVarginha bate recorde e registra mais de 500 novos casos de COVID-19Cemig vai parcelar contas atrasadas de atingidos por chuvas em Minas GeraisMinas Gerais, enfim, recebe mais 112,6 mil vacinas pediátricasMais um lote de vacinas pediátricas tem atraso na entrega a Minas GeraisArcos decreta novo toque de recolher após recorde diário de COVID-19Formiga, no interior de Minas, registra explosão de casos de COVID-19COVID-19: governador Romeu Zema testa positivo para a doença“Todo o processo acontecerá de forma gradativa, decrescente, e enquanto tiver doses pediátricas disponíveis. As primeiras a serem vacinadas serão crianças de 11 anos, portadoras ou não de comorbidades”, informou a SMS/GV.
Para a vacinação, as crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e ter em mãos os documentos obrigatórios: cartão de vacinas, cartão SUS e a autorização (caso os pais não estejam presentes).
Outro motivo que levou a SMS/GV a iniciar a vacinação na quarta-feira é o treinamento que será feito amanhã com os profissionais envolvidos na vacinação desse público.
Outro motivo que levou a SMS/GV a iniciar a vacinação na quarta-feira é o treinamento que será feito amanhã com os profissionais envolvidos na vacinação desse público.
A vacina possui dosagem e composição específicas. São 0,2 ml, ou seja, é diferente da quantidade usada em pessoas acima de 12 anos. Segundo a SMS/GV, os pais devem ficar tranquilos, pois a Pfizer Pediátrica é um imunizante autorizado para aplicação no público infantil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda dose.
A vacinação acontecerá nas seguintes unidades:
- ESF Fraternidade: 13h30 às 16h
- ESF Santa Rita II: 14h às 16h
- ESF Santa Terezinha: 08h às 12h
- ESF Turmalina II e III: 13h30 às 16h
- ESF Vila Parque Ibituruna: 13h30 às 16h
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.