O Hospital Eduardo de Menezes conseguiu atingir 100% de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no setor de pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG), como é caracterizada a COVID-19.
De acordo com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), a UTI dispõe de 14 leitos, além de 15 leitos semi-intensivos. Todos eles estão ocupados por pacientes nesta terça-feira (18/1).
Já os leitos de enfermaria, que somam 35 unidades, estão com 92% de ocupação.
Casos de COVID
Pela quarta vez só neste início de 2022, os casos de COVID-19 em Minas bateram recorde da pandemia nesta terça-feira (18/1). Pela primeira desde o início das contaminações pela doença, o estado registrou uma marca de novos casos nas últimas 24h superior a 20 mil: precisamente 20.810 casos. Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), nesta manhã.
ocorreu na última quarta-feira (12/1), com 18.153 infectados. Dois dias depois, na sexta-feira (14/1), Minas registrou novo recorde, 18.910 casos. E, no sábado (15/1), a marca foi superada mais uma vez, com 19.153 infectados.
O primeiro recorde de casos superado neste ano Conforme disse o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, o alerta é total, principalmente com o risco de colapso dos profissionais de saúde - muitos contaminados e afastados do trabalho - e o crescimento de internações do público em geral.
As medidas de segurança e proteção seguem essenciais: máscara tampando boca de nariz, de boa qualidade, higienização das mãos e ficar longe de aglomerações
Mortes não avançam
Em contrapartida, o número de mortes segue baixo no estado. No boletim de hoje (18/1), foi confirmada uma morte pelo vírus. De acordo com especialistas, isso é reflexo da vacinação em massa no estado.
De março de 2020 até hoje, o estado acumula um total de 2.383.041 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. No total, já são 56.833 os mortos pela doença em Minas.
Até o momento, 2.204.182 mineiros se recuperaram do COVID no estado, enquanto 122.026 seguem em acompanhamento, ou seja, casos confirmados de COVID-19 que não evoluíram para óbito, mas cuja condição clínica permanece sendo acompanhada, ou aguardando atualização pelos municípios.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Ricci
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.