Na última quinta-feira (14), uma encosta cedeu em cima de dois casarões históricos na cidade. O Ministério Público Federal (MPF) de Minas Gerais apura as causas do desmoronamento.
De acordo com o Governo de Minas, um grupo vai trabalhar em três eixos: segurança, salvaguarda e proteção. Ainda neste semestre, a cidade promoverá ações para estimular o turismo local.
"Lançamos a ideia de fazer o 21 de abril com uma grande festa. E lembrando também que estamos no bicentenário da Independência, sendo Ouro Preto a terra da liberdade, onde esse movimento tomou a maior forma e está na nossa bandeira", disse Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
As ações em Ouro Preto fazem parte do projeto Recupera Minas, anunciado pelo governador Romeu Zema nesta terça-feira. O Estado pretende investir R$ 603 milhões em obras de infraestrutura e apoio às cidades e pessoas afetadas pelas chuvas das últimas semanas.
Neste pacote estão previstos pagamento de auxílio financeiro a pessoas desabrigadas e desalojadas, ajuda na construção de habitações e intervenções em rodovias, dentre outras ações.