Após tomar a primeira dose da vacina infantil contra a COVID-19, a pequena Eduarda, de 9 anos, fala para a avó, que não doeu nada e foi rápido. Ela faz parte do grupo de crianças com comorbidades e deficiência permanente que abre o calendário de vacinação contra a COVID-19 em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A nova etapa de imunização com a vacina da Pfizer( Corminaty) teve início nesta quarta-feira (19/1) e vai continuar de forma escalonada até sexta-feira, somente na parte da manhã, no Centro Municipal de Imunização e no ESF Santa Tereza/Dom Camilo. De acordo com o Ministério da Saúde, o esquema vacinal para as crianças terão um intervalo de oito semanas para a aplicação da segunda dose.
Leia Mais
COVID-19: vacinação infantil em BH terá novos locais; confira programação'Vacina representa vida', diz empresário ao receber dose de reforço, em BHMinas tem novo recorde com mais de 27 mil casos de COVID em 24 horasPedro Leopoldo anuncia retorno de horário de ônibus em meio a críticasCOVID-19 avança ainda mais em BH, e leitos de UTI estão quase 90% ocupadosSegundo a Secretaria de Saúde, hoje foi a vez das crianças de 9 aos 11 anos. Na quinta-feira, será vez dos pequenos de 7 e 8 anos e na sexta-feira, de 5 e 6 anos. Também fazem parte dessa etapa as crianças que pertencem à comunidade quilombola.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde de Pedro Leopoldo, o estado enviou 300 doses e as vacinas serão aplicadas conforme critérios de prioridades de imunização, elaborados pelo Ministério da Saúde, e de acordo com a disponibilidade de doses.
"Todos os profissionais envolvidos na vacinação infantil de Pedro Leopoldo receberam capacitação específica para este público. Estamos preparados para imunizar as crianças de 5 a 11 anos, seguindo as normas técnicas elaboradas pelo Ministério da Saúde", disse Daniel Lucas, Chefe de Vigilância em Saúde.
A secretaria informa que após encerrar a imunização destinada a este público, e com a chegada de novas doses, será a vez das crianças sem comorbidades, por escalonamento de idade e o cronograma será divulgado posteriormente pela prefeitura.
Em relação aos outros públicos que também estão sendo vacinados, a prefeitura esclarece que a imunização nas demais unidades de saúde da cidade segue normalmente.