Um vídeo gravado por câmeras de segurança mostram o ônibus do Move Metropolitano minutos antes de tombar na Avenida Vilarinho, a principal da Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, na manhã desta quinta-feira (20/1).
Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista afirmou estar na velocidade normal na via, mas percebeu que havia uma falha na direção que puxava para a esquerda. Após um estalo, a direção travou puxando o ônibus para a esquerda novamente e depois para a direita, tombando o veículo.
Imagem de circuito interno mostra o ônibus passando antes de tombar na Avenida Vilarinho, em Belo Horizonte.
%u2014 Estado de Minas (@em_com) January 20, 2022
É possível ver veículos parando o trânsito e pessoas indo socorrerhttps://t.co/03IPAcngbF pic.twitter.com/TAdlBg0dth
De acordo com passageiros, o coletivo apresentou estalo desde o primeiro instante em que saiu da estação e, mesmo assim, o motorista prosseguiu com a viagem.
"Primeira curva ele [o ônibus] estalou. Na segunda curva, quando parou na primeira cabine, ele deu outro estalo. Motorista desceu, olhou e falou que nao era nada. Quando fez a curva na Vilarinho, estalou de novo. O povo começou falar: 'vai ter q parar' quando o coletivo parou no ponto antes da estação Candelaria", relata a passageira Denise de Fátima
Procurado pelo Estado de Minas, o motorista do veículo e a empresa não quiseram se pronunciar sobre o ocorrido.
A perícia da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, está no local investigando a causa do acidente.
Tomba após perder eixo
Um ônibus que levava 93 pessoas tombou na Avenida Vilarinho, por volta das 7h30 de hoje (20/1), após perder o eixo. Apesar do susto e de quase 100 pessoas envolvidas, apenas ferimentos considerados leves, segundo os bombeiros.
"Das 93 pessoas envolvidas, 29 pessoas foram conduzidas, sendo 2 para o HPS Risoleta Neves e 27 para UPA’s da região. Demais recusaram ou não necessitavam de atendimento médico (sem escoriações ou lesões)", afirmam os bombeiros.
"Algumas quebraram braço, torceram braço, o pé", relata Denise de Fátima.
Após os trabalhos das autoridades, o coletivo foi destombado por volta das 10h40.
Confira a nota da Polícia Civil na íntegra:
"Sobre o acidente envolvendo um ônibus Move Metropolitano, ocorrido na Avenida Vilarinho, na manhã desta quinta-feira (20/1), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que o condutor do veículo, envolvido no fato, foi conduzido pela Polícia Militar e será ouvido na Central Estadual de Plantão Digital.
As investigações para determinar as circunstâncias e causas do fato serão de responsabilidade da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação de Crimes de Trânsito (DEPICT). Uma equipe de investigadores compareceu ao local e já iniciaram os trabalhos para levantamento de possíveis imagens do acidente, assim como, coletar nomes das testemunhas que possam auxiliar na elucidação dos fatos.
A perícia compareceu ao local para os trabalhos iniciais, e um laudo será produzido e anexado ao inquérito.
A ocorrência do fato ainda não foi finalizada pela Polícia Militar."
*Estagiário sob supervisão do subeditor Thiago Ricci