A Guarda Civil de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, apreendeu mais de 160 kg de fios de cobre em um ferro velho no Bairro Jardim Vera Cruz, nessa quarta-feira (19/1).
Três suspeitos foram presos por comércio ilegal de fio de cobre. Segundo a Guarda, o material apreendido está avaliado entre R$ 8 e R$ 9 mil e seria de uma empresa de telefonia.
“Além do prejuízo financeiro, a prática gera uma série de transtornos à população e ao comerciante, por meio da falta de energia, interrupção de serviços de telefonia e Internet e até na prestação de serviços públicos”, explica o guarda Leonardo Davi Guedes.
De acordo com a Guarda, o Grupamento de Rondas Ostensivas Municipais (Romu) chegou ao local após denúncias. A operação contou com o apoio do setor de Inteligência e do Comitê de Fiscalização (Comfisc).
Além dos cabos, também foram apreendidas quatro facas, um alicate e quatro uniformes de carteiros, novos e embalados. Ainda não se sabe qual seria a finalidade desses uniformes. A investigação será feita pela Polícia Civil.
Dois dos três suspeitos alegaram serem donos do estabelecimento e informaram que não sabiam da origem dos fios de cobre quando o compraram. Eles foram encaminhados para a Delegacia de Plantão de Contagem juntamente com o material apreendido. Os envolvidos também já tinham passagem pela polícia.
Segundo a Guarda Civil de Contagem, entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, mais de 1 tonelada de fios e cabos foram recuperados na cidade.