A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, nesta quinta-feira (20/1), um novo alerta para pancadas de chuva na capital mineira.
Leia Mais
MG: Servas ainda recebe água e alimentos para os atingidos pelas chuvasBR-262: buracos na estrada de Minas ao litoral capixaba pioram com chuvasGrande BH tem alerta para chuva de granizo nas próximas horas BH tem novo alerta de chuva com raios e ventos para esta terça (18)COVID-19: PBH aplica dose reforço e faz repescagem nesta sexta (21/1); vejaAtenção: BH tem alerta de chuva com possibilidade de granizo"Hoje tem possibilidade de chuva em áreas isoladas na região metropolitana, mas chuvas de pouca duração. No fim de semana, diminui possibilidade", afirmou o meteorologista Claudemir de Azevedo.
A estação convencional de Belo Horizonte, localizada no Bairro Santo Agostinho, já acumulou 481mm entre o dia 1º e a manhã dessa quarta (19/1), valor correspondente a 46,2% acima da média histórica para o mês de janeiro que é 329,1mm.
Nesta quinta-feira (20/1), BH registrou 32,1°C na estação meteorológica da Pampulha, de acordo gráfico do Inmet. "As temperaturas devem ficar estáveis, não há perceptiva de subir mais", disse.
A temperatura mais alta de janeiro foi de 32,8°C, observada na última sexta (14/1). Antes dessa onda de calor, o clima chuvoso predominou. Para se ter uma ideia, no dia 8, a temperatura mais alta não passou de 21,4°C, marca considerada baixa para o verão.
Veja recomendações da Defesa Civil em caso de chuva:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
(Com informações de Gabriela Leão Lima*)