Em janeiro deste ano, a Vigilância Sanitária de Uberaba precisou interditar 40 empresas particulares e instituições públicas e filantrópicas da cidade devido a surto da COVID-19. Na maior parte delas, a interdição aconteceu apenas em um dia porque a própria empresa comunicou à Vigilância Sanitária; já a minoria das interdições aconteceu após denúncia.
A chefe da Seção de Vigilância de Agravos da Secretaria de Saúde de Uberaba, Isabela Lacerda Rodrigues da Cunha, informou que grande parte das empresas que tiveram o surto da doença, depois de interditadas, estão conseguindo cumprir o protocolo de contingência e realizar a sanitização em 24 horas.
“Elas estão enviando para nós os dados por email e a gente avalia os documentos para ver se a empresa pode estar abrindo. Em seguida, a Vigilância Sanitária retorna ao local e faz o termo de desinterdição”, explicou Isabela Lacerda, em entrevista na manhã de hoje (20/1) à Rádio JM.
“Elas estão enviando para nós os dados por email e a gente avalia os documentos para ver se a empresa pode estar abrindo. Em seguida, a Vigilância Sanitária retorna ao local e faz o termo de desinterdição”, explicou Isabela Lacerda, em entrevista na manhã de hoje (20/1) à Rádio JM.
Pelo decreto municipal de enfrentamento à COVID, as empresas ou órgãos públicos são obrigados a informar sobre o surto da doença através do email empresainformacovid@uberaba.mg.gov.br.
“Com três casos já é considerado surto da COVID-19. Então a gente pede às empresas que nos enviem por email a notificação para a gente poder estar ajudando e contendo a tempo. Elas precisam de imediato contratar uma empresa que realize a sanitização do local e que ofereça o laudo do serviço”, destacou Isabela Lacerda.
Em caso de denúncia de empresas que tiveram três casos ou mais da COVID-19, e a mesma não enviou email para a Vigilância Sanitária de Uberaba, os telefones são: 3331-2757 (Vigilância Sanitária) ou 08009423160 (Ouvidoria).
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.