Depois de uma trégua nas chuvas constantes, os belo-horizontinos enfrentam agora uma onda de calor. Com o céu parcialmente nublado, o fim de semana na capital mineira promete máxima acima dos 30ºC, sem pancadas de chuvas.
Segundo o meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo, o calor na região está dentro das condições típicas para esta época do ano. Nesta sexta-feira (21/1), a máxima prevista é de 32ºC, céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas à tarde.
De acordo com Azevedo, essa possibilidade também está prevista para a Região Metropolitana, Sul de Minas, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Triângulo Mineiro e Oeste. Apesar disso, o meteorologista afirma que essas pancadas de chuvas não devem ocorrer no fim de semana.
Período de calor
Esse período de calor intenso é explicado por uma massa de ar seco que atinge o estado. No entanto, Claudemir afirma que as temperaturas não devem se elevar mais do que isso: "Essa onda de calor mais forte vai atingir mais no Sul do Brasil, aqui vai continuar em torno de 31ºC, 32ºC de temperatura máxima", explica.
No estado de Minas Gerais, a máxima prevista para hoje (21/1), é de 35ºC no Vale do Jequitinhonha e no Norte de Minas. A temperatura mínima registrada foi em Maria da Fé com 13,5º.
Fim de semana sem chuva
No final de semana, o tempo permanece quente em BH com mínima de 17ºC e máxima de 31ºC, tanto sábado (22/1) quanto domingo, sem chances de ocorrer pancadas de chuva.
*Estagiário sob supervisão do subeditor Thiago Ricci