A Prefeitura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, voltou a reduzir a capacidade de eventos por conta do avanço do número de casos de COVID-19. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nesta sexta-feira (21/1).
A medida, que já restringia a lotação desses locais a 50%, ainda não limitava a quantidade de público. O Núcleo Estratégico do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus aprovou as novas medidas publicadas.
Com o novo decreto, shows, festas e espetáculos que seriam realizados na cidade não podem receber mais que 2.000 pessoas.
- Shows: capacidade de 50%, limitado até 2.000 pessoas;
- Festas: capacidade de 50%, limitado até 2.000 pessoas;
- Espetáculos: capacidade de 50%, limitado até 2.000 pessoas.
No entanto, mesmo com o avanço da Ômicron, esses eventos poderão funcionar sem restrições de horário.
Eventos esportivos também entraram na limitação de público – os jogos terão acesso de 50% do público, sendo limitados até 2.000 pessoas presentes no local.
As novas regras passam a funcionar no momento em que a cidade atinge recorde de confirmação de casos da doença.
Desde o início da pandemia, janeiro de 2022 foi o mês em que mais houve pessoas com COVID-19 no município – mais de 17 mil casos foram registrados até agora.
Desde o início da pandemia, janeiro de 2022 foi o mês em que mais houve pessoas com COVID-19 no município – mais de 17 mil casos foram registrados até agora.
O Executivo reforça “a necessidade de cumprimento por parte das atividades econômicas e da população das normas de biossegurança”.
Portanto, uso de máscaras, higienização frequente das mãos, evitar aglomerações e apresentar certificados de vacinação – para casos específicos onde é necessário o documento para entrar no estabelecimento – continuam sendo regras vigentes.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.