A cidade de Sete Lagoas, na Região Central do estado, vai ganhar um centro de testagem da COVID-19. Com o objetivo de dar apoio à rede municipal de saúde, o poder público fez uma parceria com uma instituição de ensino para realizar 300 testes gratuitos por dia.
O município está passando por um novo surto da doença. E na última segunda-feira (24/1), de acordo com os dados da prefeitura, foram registrados 654 novos casos, totalizando 26.355 contaminações desde o início da pandemia.
O centro de testagem, localizado dentro da Faculdade UNA, será inaugurado nesta quarta-feira (26/1). Os usuários passarão por uma triagem para identificar a necessidade e ainda o tempo adequado para a realização do teste de acordo com a situação sintomática. O local ficará aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
“Vale ressaltar que os ESFs continuam fazendo o teste e nossa rede de Urgência e Emergência também tem capacidade para isso. O teste oferecido é do tipo antígeno (rápido) que permite o isolamento ou o retorno das pessoas às suas atividades diárias”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Flávio Pimenta.
A administração municipal destaca ainda que todo o trabalho será acompanhado de perto por equipes da prefeitura.
“Todos que procuram as unidades de saúde somente para fazer teste terão mais esta opção. Neste momento, que o índice de contaminação aumentou em todo o Brasil é preciso identificar quem precisa ficar em isolamento. Também é importante que as pessoas continuem adotando todas as medidas de segurança”, comenta o prefeito Duílio de Castro (Patriota).
A Faculdade UNA fica na Avenida Secretário Divino Padrão, 1.411, no Bairro Santo Antônio.
Pandemia no município
Segundo o último boletim, divulgado na segunda-feira (24/1), a cidade registrou 620 mortes desde o início da pandemia.
Dos 40 internados no município, 11 estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 29 em enfermaria. Entre os internados na UTI, sete são de Sete Lagoas e um de Paraopeba, Cordisburgo, Pompéu e Baldim.
A taxa de ocupação de leitos de UTI COVID no município está em 73,3%. Levando em conta apenas os leitos do SUS, a ocupação está em 66,7%.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.