"Uma afronta à relação contratual e respeito à população", enfatizou o prefeito Rafael Simões, de Pouso Alegre, no Sul de Minas, sobre as diversas denúncias de irregularidades recebidas pela Prefeitura Municipal contra a Copasa. O Executivo criou um canal de reclamações e, entre a última sexta-feira (21/01), e, esta terça-feira (25/01), foram recebidas cerca de 150 irregularidades em vários pontos da cidade.
"São diversas denúncias que abrangem várias infrações. Não se pode cobrar altíssimo do consumidor, principalmente, sem a necessária prestação de serviço. Estamos buscando soluções imediatas", destacou o prefeito.
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Outra grande queixa dos moradores é a falta de água e até mesmo a cobrança por vento. Ainda segundo o Executivo, a solução apresentada é um aparelho simples, que promete bloquear o ar e baixar a conta. Mas, para que os moradores tenham o direito de utilizá-lo, o município precisou notificar a Copasa.
"No último domingo (23) moradores do Bairro Cidade Jardim me mandaram diversos vídeos mostrando que estavam abrindo as torneiras, não tinha água e o hidrômetro girava", disse Rafael Simões.
"O bloqueador de ar para hidrômetro é um pequeno aparelho que custa em média R$49. Notificamos hoje mesmo a empresa e demos o prazo de cinco dias para que ela possa autorizar o uso. Caso a Copasa negue, vamos colocar na Justiça", completou o prefeito.
COPASA
Em nota, a Copa informou que: "o abastecimento de água, especialmente nos bairros Belvedere, Caiçara, Cidade Jardim, Dona Nina, JK, Portal Ipiranga e Shopping, que ficaram com o fornecimento parcialmente comprometido recentemente, está normalizado desde o último sábado (22/01).
Sobre o dispositivo para “bloqueio do ar”, a Copasa esclarece que a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (ARSAE) não incentiva a instalação destes equipamentos por não haver nenhum estudo ou teste que considere a ação eficaz. A agência aponta que a maior parte dos estudos identificados considera a instalação deste equipamento desnecessária e atenta para riscos de contaminação da rede de distribuição de água. No entanto, o cliente que tiver interesse na instalação do dispositivo deverá entrar em contato com a Copasa para obter mais informações.
A Copasa atende a quase 100% da cidade de Pouso Alegre com abastecimento de água e esgotamento sanitário e segue trabalhando incessantemente para oferecer sempre a melhor prestação de serviços, fazendo questão de manter o diálogo aberto com seus clientes.
Sobre as multas, a empresa afirma que foi notificada e que o setor jurídico da companhia tomará as providências cabíveis."
Denúncia
A Prefeitura de Pouso Alegre criou um canal de denúncias contra a Copasa e Cemig para que os moradores denunciem irregularidades nos serviços oferecidos pelas empresas, como a falta de água e energia, esgoto a céu aberto, má recuperação do asfalto, entre outras. Para denunciar, acesse o site.
(Iago Almeida / Especial para o EM)