Militares do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros foram chamados na tarde desta quinta-feira (27/1) para verificar um desabamento de parte de uma estrutura, em um prédio no Bairro Buritis, Região Oeste de Belo Horizonte. Não houve feridos.
Leia Mais
Mulheres são indiciadas por abandono de cães no Buritis, em BHParte de muro desaba no Buritis, e moradores de prédio são evacuadosBoca do Forno, no Buritis, tem princípio de incêndio causado por fritadeiraCasa desmorona com moradora dentroA cada mil infectados com COVID em Minas, apenas um precisa de UTISegundo a moradora, a quadra de esportes do prédio ao lado do seu começou a cair. Além disso, um pedaço do muro também caiu.
Parte da área de lazer do Edifício Mirante, localizado na rua Ernani Agrícola, já havia sido afetada por um desabamento em 9 de janeiro. Na ocasião, os bombeiros retiraram os moradores, por medida preventiva.
A Defesa Civil esteve no local e concluiu que não havia risco de desabamento e isolou somente a área de quadra esportiva. Os moradores foram orientados a acionar uma empresa de engenharia e puderam voltar aos seus apartamentos.
Área segue sem risco
A Defesa Civil de Belo Horizonte informou que fez a vistoria preventiva e de risco no dia 9 de fevereiro, e que as recomendações continuam as mesmas.
De acordo com o órgão, no Edifício Mirante houve desabamento de parte do muro de fechamento do condomínio. A garagem e a quadra de esportes foram interditadas, mas nenhum apartamento precisou de interdição.
Já no prédio da Rua Professora Bartira Mourão, a área dos fundos próxima ao desabamento foi isolada preventivamente. Nenhum apartamento precisou ser interditado.
A Defesa Civil informou ainda que “os responsáveis pelos condomínios já foram notificados e orientados a manter o isolamento e providenciar ações para mitigação dos riscos e recuperação do local.”
A responsabilidade de manutenção, estabilidade, conservação, fechamento, segurança e salubridade do imóvel é do proprietário conforme artigo 8º da Lei Nº 9725 Código de Edificações do Município de Belo Horizonte.
*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria