O município de Uberaba, no Triângulo Mineiro, ultrapassou a marca de 10 mil casos ativos da COVID-19 após a divulgação do seu último boletim epidemiológico na noite desta quinta-feira (27/1). No começo do ano, os casos ativos na cidade estavam em torno de 900, ou seja, nem terminou o mês e o crescimento já é de mais de 1.000%.
O mês de janeiro na cidade também já registra aumento de mais de 1.000% no que diz respeito às internações de pacientes com a doença. O primeiro boletim do ano contabilizava cinco pessoas internadas nas enfermarias/COVID e quatro em UTIs/COVID.
Neste momento há 72 pessoas internadas nas enfermarias (cerca de 70% de ocupação) e 39 nas UTIs (perto dos 50% de ocupação).
Neste momento há 72 pessoas internadas nas enfermarias (cerca de 70% de ocupação) e 39 nas UTIs (perto dos 50% de ocupação).
Outro indicador COVID que assusta em Uberaba é o de novos casos. Com 18.780, o primeiro mês de 2022 já contabiliza quase quatro vezes mais casos positivos da doença que maio do ano passado, até então mês com mais registros, desde o início da pandemia, com 5.351.
O atual decreto municipal de enfrentamento à COVID-19 tem validade até a próxima segunda-feira (31/1), e a prefeitura ainda não adiantou se o mesmo será mantido ou se as medidas serão endurecidas.
Nessa quinta-feira, os técnicos do comitê COVID da cidade e da Secretaria de Saúde se reuniram com a prefeita Elisa Araújo. Na ocasião, eles analisaram os indicadores e como está a evolução da doença no município.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.