Com número ainda baixo de crianças entre 5 e 11 anos com comborbidades e deficiência permanente vacinadas contra a COVID-19, Uberaba, no Triângulo Mineiro, vai aplicar a vacina em portas de escolas e comunidades rurais.
Segundo Ana Vera Abdanur, coordenadora da Comissão de Vacinas de Uberaba, será iniciada a vacinação de crianças na zona rural na próxima quinta-feira (3/2), quando o calendário de vacinação do município atingirá as crianças de 5 anos ou mais, sem comorbidades.
Já com relação às aplicações nas portas de escolas, apesar de Abdanur confirmar a nova estratégia, a coordenadora ainda não divulgou a data de seu início.
“Estamos imaginando fazer o Projeto Vacine Aqui, que já acontece nas empresas, rodando a porta das escolas durante a entrega das crianças pelas mães, aproveitando a oportunidade de horário para a gente intensificar a vacinação, tanto em crianças com comorbidades como naquelas, sem comorbidades”, ressaltou Abdanur nesta sexta-feira (28/1), em entrevista à Rádio JM.
Ainda conforme a coordenadora da Comissão de Vacinas de Uberaba, durante essa semana houve um aumento significativo na procura pelas doses por parte do público infantil com comorbidades e deficiência permanente, mas ainda está abaixo da meta de 100%. Já se passaram duas semanas, desde o início do cronograma de vacinação deste público.
Em Uberaba, este público é de cerca de 1.000 pessoas. Já o total de crianças, entre 5 e 11 anos, é de cerca de 28 mil.
No início dessa semana, após uma semana de convocação por parte da Secretaria de Saúde, apenas 10% das crianças com comorbidades haviam ido se vacinar. Já no fim desta semana este número saltou para cerca de 60%.
Na próxima segunda-feira (31/1), Uberaba vai iniciar a aplicação das vacinas contra COVID-19 em crianças com oito anos ou mais, sem comorbidades; por enquanto, no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism); Centro de Saúde Professor Eurico Vilela; Unidade de Saúde Romes Cecílio; Unidade de Saúde Ézio de Martino e Unidade de Saúde Tibúrcio Teixeira dos Santos.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.