A partir desta segunda-feira (31/1), é obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação contra a COVID-19 e teste negativo para participar de eventos em Belo Horizonte.
Leia Mais
Minas supera 90 mortes e 25 mil novos casos de COVID-19Com salto de novos casos, hospitalizações ultrapassam 80% da capacidadeConfira o cronograma da vacinação infantil em BH nesta semanaSetor de eventos fará protesto pelo fim da exigência de testes COVID em BH PBH publica portaria que exige vacinação para eventos com até 500 pessoasUsuários reclamam do reajuste das passagens dos ônibus metropolitanos PBH abre duas unidades de saúde 24h para atender casos respiratóriosVeja idades e locais de vacinação nesta segunda (31/1) contra COVID em BHÔmicron: como evitar o uso errado da máscara 'certa'A nova regra está em três portarias da Secretaria Municipal de Saúde publicadas na última sexta-feira (28/1) no Diário Oficial do Município.
A exigência é válida para atividades de casas de shows e espetáculos, casas de festas, discotecas, danceterias, salões de dança, espetáculos circenses, e também jogos de futebol profissional e eventos de corrida.
Para entrar, é preciso apresentar “comprovante de vacinação da segunda dose da vacina contra a COVID-19 e do resultado negativo para a COVID-19 em teste do tipo RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno realizados até setenta e duas horas antes da atividade, inclusive para funcionários”, diz o texto.
No caso das partidas de futebol, os comprovantes também serão exigidos da imprensa e os organizadores são responsáveis por testar os funcionários e colaboradores, além de conferir o comprovante de vacinação de cada um.
Essa é uma das medidas adotadas pela prefeitura para tentar conter o avanço da variante ômicron, que já pressiona hospitais da rede pública e privada da capital há semanas. A prefeitura também cancelou o feriado de carnaval, que este ano cai em 1º de março.