O belo-horizontino deve ficar atento pelas próximas horas. A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta nesta terça-feira (1º/2) para o risco de pancadas de chuva, acompanhadas de raios e ventos, até a manhã de amanhã. O órgão divulga orientações em caso de chuva forte (leia mais abaixo).
Leia Mais
Meteorologia: chuvas em Minas serão menos intensas do que em São PauloCinco regionais de BH estão sob alerta de risco geológicoChuva marca última segunda-feira (31/1) de janeiro em Belo HorizonteQuarta chuvosa: tempo nublado perdura em BH e no restante do estadoMais de 740 cidades mineiras estão sob risco de alagamentos até quartaVeja orientações do órgão no momento das chuvas:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Cidades em 'perigo'
Em outro canto de Minas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê "grande perigo" para mais de 150 cidades. "Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h", inicia o alerta válido até às 10h de amanhã (2/2).
"Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário", complementa.
Confira a lista completa dos municípios abarcados pelo alerta aqui.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Ricci