A rede SUS de Belo Horizonte abriu, nesta terça-feira (1º/2), mais 83 leitos COVID. Deste total, nove são de UTI adulto e outros 11 pediátricos, além de 40 leitos de enfermaria COVID adulto e 23 pediátricos. Mesmo com a ampliação da oferta de leitos feita pela Prefeitura de Belo Horizonte, as taxas de ocupação total seguem no vermelho, com 88,4% em UTI, e 84,8% nas enfermarias.
Leia Mais
PBH tem 24h para responder questionamento do MPMG sobre adiamento das aulasTransmissão do coronavírus estabiliza em BH, mas leitos permanecem lotadosUAI Praça Sete retoma atividades presenciais de atendimento à populaçãoO número representa quase um quinto dos leitos abertos no mês passado. Para enfrentar a nova onda de crescimento de casos da COVID-19 na capital, a PBH abriu 552 leitos em janeiro, sendo 68 de UTI e 484 de enfermaria. Só na pediatria, a Secretaria Municipal de Saúde abriu 49 leitos. Foram ampliados, em média, 18 leitos por dia.
O número de leitos COVID, considerando as redes SUS e suplementar, saltou de 667 em 1º de janeiro para 1.318 até 31 de janeiro – um aumento de quase 98%.
A PBH ressalta que pacientes com quadros gripais, ainda sem resultado para exame de COVID-19, também podem estar internados nos leitos de UTI e enfermaria dedicados à doença, já que os sintomas são semelhantes.
O órgão lembra ainda que é “imprescindível que a população continue mantendo todas as recomendações sanitárias, como o uso correto de máscaras, evitar aglomerações, higienizar as mãos com frequência, além de manter a etiqueta respiratória e o esquema vacinal em dia.”