Jornal Estado de Minas

TEMPO CHUVOSO

Mais de 190 cidades mineiras podem ter vento de tempestade e alagamento

Mineiros de quase 200 cidades - mais precisamente, 194 - devem ficar em alerta pelas próximas horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um comunicado com a previsão de chuvas intensas, com ventos de 100 km/h e risco de alagamentos e queda de árvores, até a manhã de sexta-feira (4/2).




 
"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", diz o alerta do Inmet, válido até às 10h de amanhã. 
 
Segundo a Escala Beaufort, usada para classificar a intensidade de ventos, um vento com a velocidade entre 89 km/h e 102 km/h é classificado como "tempestade". "Árvores arrancadas e danos estruturais em construções" são alguns dos riscos.
 
O Inmet divulgou dois alertas com esse mesmo conteúdo para duas regiões distintas de Minas: Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (veja lista de cidades aqui) e Zona da Mata e Vale do Mucuri (veja a lista de cidades aqui). 




 

 
 
Há um terceira alerta, que contempla praticamente todo o estado - 797 dos 853 municípios mineiros -, mas com intensidade de chuva menor. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", diz o comunicado, também válido até às 10h de amanhã.
 
A lista de cidades contempladas, que inclui Belo Horizonte, pode ser conferida aqui. "Chuvas em forma de pancadas agora à tarde e à noite. A tendência para os próximos é de continuidade dessa chuva", explica Claudemir Azevedo, meteorologista do Inmet.
 

E o clima?

 
A temperatura na capital deve chegar aos 28ºC, e a umidade relativa mínima do ar em torno de 70%. A máxima prevista é no Norte de Minas, com 35ºC, e a mínima registrada foi de 15.8º em Maria da Fé, no Sul de Minas.





A Defesa Civil de Belo Horizonte alerta para que os belo-horizontinos redobrem a atenção e evitem áreas de inundação e não trafeguem em ruas sujeitas a alagamentos em momentos de forte chuva.

Além disso, recomendam que, se possível, não se abrigar ou estacionar veículos debaixo de árvores e ficar atento a áreas de encostas e morros.
 

%u2800 
*Estagiário sob supervisão do subeditor Thiago Ricci