(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas E O FIM DE SEMANA?

Chuvas intensas com vento de 100 km/h rondam mais de 700 cidades mineiras

Período chuvoso deve se estender para o início da próxima semana: em Belo Horizonte e Região Metropolitana pancadas de chuva estão previstas ao longo do dia


04/02/2022 10:26 - atualizado 04/02/2022 11:02

Mulher com guarda-chuvas atravessa a rua em meio a chuva em BH
Pancadas de chuva podem ocorrer ao longo do dia em todo o estado (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
A sexta (4/2) chegou e o fim de semana com aquela folga merecida está logo ali. Mas para quem planejava curtir um solzão, talvez tenha que mudar os planos. A previsão não só é de pancadas de chuvas, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acaba de publicar um alerta para mais de 750 cidades mineiras com o risco de chuvas intensas e ventos de 100 km/h.

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", diz o alerta do Inmet, válido até às 11h de amanhã. Ao todo, estão sob "perigo", conforme classificação do Inmet, 765 dos 853 municípios mineiros, incluindo BH (veja a lista completa de cidades aqui)
 
"Se esse fds for de chuva aqui em BH eu vou ficar quietinha só no filme e pipoca", diz um internauta nas redes sociais, sem saber do alerta emitido pelo Inmet, que prevê o risco até de vento considerado de tempestade (classificação da Escala Beaufort para ventos de 100 km/h).
 
  
 
"O fim de semaan será de pancadas de chuvas a qualquer momento em todo o estado e com possibilidade de se estender para o início da próxima semana", reforça Claudemir Azevedo, meteorologista do Inmet.
 
  
 
De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, por volta das 17h dessa quinta-feira (3/2), as regiões Norte e Nordeste da capital mineira já tinham ultrapassado os 50% do volume de chuvas previsto para o mês de fevereiro.

Além disso, as regiões Centro-Sul e Leste também já concentram mais de 40% da quantidade de chuva esperada para o mês.

Risco de desabamento


Devido ao grande volume de chuva acumulado nas últimas 72 horas, o órgão municipal emitiu alerta de risco geológico forte para a região Norte. A área teve registro maior ou igual a 70 milímetros de acúmulo de chuva no período de três dias.
 

E o clima?


Segundo o meteorologista Claudemir Azevedo, este período de chuva na região está dentro das condições típicas de verão para esta época do ano. Nesta sexta-feira (4/2), a máxima prevista é de 28ºC, com céu parcialmente nublado e possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia.

De acordo com Azevedo, essa possibilidade também está prevista para a Região Metropolitana, Sul de Minas, Zona da Mata, Triângulo Mineiro e Oeste. 

No estado de Minas Gerais, a máxima prevista para hoje (4/2) é de 36ºC no Vale do Jequitinhonha. A temperatura mínima registrada foi em Maria da Fé com 18ºC.

Fim de semana com chuva


No final de semana, o tempo permanece com temperaturas entre 17º e 28º, céu nublado e com possibilidade de chuvas a qualquer momento hora do dia, em todo o estado.

*Estagiário sob supervisão do subeditor Thiago Ricci


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)