Jornal Estado de Minas

Ameaça de rejeitos

Vídeo mostra erosões em depósito de rejeitos da AngloGold em Santa Bárbara

Mesmo com as garantias da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) de que vem recebendo informações da AngloGold Ashanti sobre a estabilidade da Pilha de Sapé, que estoca rejeitos da empresa na Mina Córrego do Sítio, em Santa Bárbara, ela se encontra repleta de erosões em seus taludes e base (assista ao vídeo). Especialistas em mineração ao verem o vídeo exclusivo da reportagem do Estado de Minas afirmam que a fiscalização deve ser imediata, bem como a publicidade sobre problemas e soluções para a sociedade.



A AngloGold afirma que fiscais do meio ambiente estiveram na mina na última semana. A Prefeitura de Santa Bárbara, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Agência Nacional de Mineração (ANM) ainda não confirmaram fiscalizações e não divulgaram informações para a população.

“Os problemas vistos na estrutura são nítidos, e as correções são urgentes. O poder público não pode depender apenas de informações da empresa, principalmente com o histórico de tragédias em Minas Gerais. As pessoas precisam, ter uma resposta", afirma o professor Carlos Barreira Martinez, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

"No passado, os problemas com barragens e estruturas da mineração eram vistos como pontuais. Com poucas ocorrências, mas que se intensificaram e já acometem estruturas como as pilhas. Por isso, a fiscalização e o monitoramento não podem ser como antes, nem o poder público se ater a receber informações das empresas. É preciso agir e se modernizar", observa Bruno milanez, especialista em economia da mineração.

Para o professor Martinez, doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), um dos obstáculos para a estabilização da pilha é a necessidade de se esperar a estiagem para intervir.

"Mas, certamente, a empresa tem ótimas consultorias especializadas que podem e vão trazer soluções de engenharia. Não é possível comentar mais a fundo, pois não estive no local", afirma.