Jornal Estado de Minas

COVID-19

Vacina não será exigida para volta às aulas presenciais em Uberlândia



Para o início das aulas em 2022, a rede municipal de ensino de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, não vai exigir que os alunos apresentem comprovação de vacinação contra a COVID-19. O ensino deste ano será 100% presencial para os mais de 66 mil alunos matriculados em instituições do município.





As informações foram passadas durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (4/2). Segundo o coordenador da Rede de Urgência e Emergência, Clauber Lourenço, Uberlândia recomenda a vacinação dos estudantes, mas não vai exigir um passaporte vacinal.

"Temos mais de uma opção de vacina para esse público e iniciamos mutirões. Hoje mesmo está acontecendo um mutirão", disse Lourenço. A cidade tenta vacinar 5 mil crianças em dois dias, assim como aconteceu no último fim de semana, para ampliar o público imunizado antes das aulas.

Mais de 45 mil crianças e adolescentes acima de 12 anos estão vacinados no município e mais de 11 mil acima de 5 anos receberam pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus.

Serão exigidos nas 168 unidades escolares locais, itens obrigatórios para organização dos espaços, como cartazes de orientação, álcool em gel, sinalização de entrada e saída dos estudantes e utilização de todos os espaços possíveis para oferta de lanches, evitando aglomerações. O uso de máscara é obrigatório para todos.

"Nossas escolas estão pedagogicamente preparadas e mantêm todos os protocolos de segurança. Se a criança tiver algum sintoma ou alguém da família estiver positivado, é preciso avisar a escola e esperar pelos prazos recomendados", disse a secretária municipal de Educação Tânia Toledo.