Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

COVID-19: Divinópolis vai ampliar pontos de vacinação de crianças

Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, irá ampliar os pontos de vacinação contra a COVID-19 para crianças de 05 a 11 anos, a partir de terça-feira (8/2). Após abrir o cadastro para todas as idades dentro da faixa etária, o município decidiu seguir o cronograma do Ministério da Saúde e reduzir as idades gradativamente.





Nesta sexta-feira (4/2), foi reaberto, no início da noite, o cadastro para crianças de 11 anos. Ainda na segunda (7/2), após as 18h, o sistema também será liberado para a mesma idade. O agendamento deve ser feito pelo site da prefeitura ou no APP Divinópolis.

“À medida em que a vacinação infantil avançar, a faixa etária será reduzida gradativamente. A partir desta semana, a vacinação infantil seguirá conforme preconiza o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 (PNO), ou seja, os agendamentos acontecerão por faixa etária”, informa a prefeitura.

A nova estratégia foi adotada, neste momento, devido à insuficiência de doses. “É muito inferior ao número de crianças a serem vacinas na cidade”, afirma a nota. Divinópolis aplicou, até o momento, 2.867 doses pediátricas, segundo os dados desta sexta-feira (4/2) do vacinômentro da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).




Novos locais

A partir da terça-feira, a vacinação infantil será ampliada para os postos de saúde dos bairros Serra Verde, Nossa Senhora das Graças, Candidés, Tietê/São Roque e Nilda Barros.

A imunização também é realizada nas unidades de saúde dos bairros Nações, Belvedere, Bom Pastor, Ipiranga, Niterói e Ermida (Santo Antônio dos Campos).

Já os casos remanescentes de crianças com comorbidades e imunossupressão, que não conseguiram se vacinar na primeira fase, estão sendo acolhidos no Centro de Saúde Bom Pastor, independente de cadastro, para 5 a 11 anos, com comprovação.

Requisitos e documentos para vacinação:

Estar acompanhado dos pais ou responsáveis;

Apresentar documento de identificação;

Termo de consentimento dos pais;

Cartão de vacinas;

Cartão do SUS;

Cartão da Unidade de Saúde;

Comprovante de cadastramento para a vacinação (não é necessário imprimir, pode ser apresentando através de imagem do celular;

Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 15 dias;

Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.
 
*Amanda Quintiliano especial para o EM