Pais e responsáveis de crianças devem ficar atentos aos pontos de vacinação nesta segunda-feira (7/2). A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) abriu mais um dia de repescagem para as crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades, e para os pequenos, sem comorbidades, de 7 a 11 anos, completos até a data da vacinação.
Leia Mais
COVID-19: Minas registra 26 mortes e 4 mil novos casos em 24 horasJuiz de Fora registra 4 mil contaminações pelo coronavírusCOVID-19: Menor cidade do Brasil controla 'até os espirros' via WhatsAppMinas registra mais de 2 mortes e 1.100 casos de COVID por horaTransmissão do coronavírus e internações caem em BHSetor de eventos protesta contra exigência de teste de COVID em BHA PBH reforça que, para se vacinar, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais, no caso das crianças, e levar CPF, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, cartão de vacina, comprovante da comorbidade (se for o caso) e de endereço na capital.
Crianças com comorbidades devem apresentar laudo, declaração, prescrição médica ou relatório médico emitidos em até 12 meses antes da data do cadastro.
A vacinação para as crianças é realizada de 9h às 16h, nas escolas municipais de Belo Horizonte (confira os endereços aqui).
Quarta dose
No caso das pessoas que irão tomar a quarta dose, é preciso apresentar identidade, CPF, cartão de vacina e comprovante de endereço. Além disso, também é preciso apresentar laudos, declarações, exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica, devendo conter o número do registro do respectivo conselho de classe, de forma legível, assinado, carimbado e em versão original.
São classificados com grau de imunossupressão para a vacinação os usuários nas condições abaixo:
- Imunodeficiência primária grave;
- Quimioterapia para câncer;
- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
- Pessoas vivendo com HIV/Aids;
- Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
- Uso de drogas modificadoras da resposta imune, como Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe) Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).
- Auto-inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
- Pacientes em hemodiálise;
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
O horário de vacinação para aplicação da quarta dose é de 8h às 17h nos Centros de Saúde e postos extras, das 8h às 16h30 nos postos em formato drive-thru, e das 13h às 19h30 nos shoppings da capital.
A PBH reforça que os shoppings são exclusivos para a vacinação do grupo convocado.
Confira o cronograma de vacinação para esta semana:
Dia 08/02, terça-feira:
- Primeira dose para crianças sem comorbidades de 6 anos, completos até a data da vacinação. A aplicação das vacinas será feita em escolas;
- Dose de reforço para pessoas de 40 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses;
- Repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação, e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8 e 7 anos, completos até a data da vacinação. A aplicação das vacinas será feita em escolas.
Dia 09/02, quarta-feira:
- Primeira dose para crianças sem comorbidades de 5 anos, nascidas de fevereiro a julho de 2016 e que ainda tenham 5 anos na data da vacinação. A aplicação das vacinas será feita em escolas;
- Repescagem de dose de reforço e quarta dose para grupos prioritários e faixas etárias já convocados, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses;
- Repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8, 7 e 6 anos, completos até a data da vacinação. A aplicação das vacinas será feita em escolas.
Dia 10/02, quinta-feira:
- Quarta dose para pessoas de 49 a 18 anos com alto grau de imunossupressão, cuja dose adicional tenha sido há pelo menos 4 meses;
- Repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8, 7, 6 e 5 anos, completos até a data da vacinação. A aplicação das vacinas será feita em escolas.
Dia 11/02, sexta-feira:
- Dose de reforço para pessoas de 39 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses;
- Repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8, 7, 6 e 5 anos, completos até a data da vacinação. A aplicação das vacinas será feita em escolas.
*Estagiário sob supervisão da subeditora Jociane Morais