A partir de agora, quem for visitar pacientes internados no Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, terá que apresentar resultado negativo do teste de COVID-19. A decisão foi comunicada nesta terça-feira (8/2) e leva em consideração a explosão de casos da doença, além da extemporaneidade da Influenza H3N2.
Leia Mais
Crianças de 5 a 11 anos voltam às aulas com rígido protocolo contra COVIDPais comemoram a vacinação dos filhos e a volta às aulasMinas registra mais de 2 mortes e 1.100 casos de COVID por horaOcupação em leitos COVID de BH volta a crescer, mas RT se estabilizaBH: veja os endereços para vacinação contra COVID nesta quarta (9)Rio transborda e enchente atinge cerca de 200 casas em InconfidentesCasos de COVID-19 aumentam 4.000% e Bom Despacho cancela carnavalComo medida preventiva, serão aceitos os resultados do teste rápido de antígeno negativo, realizado até 48 horas antes da visita ou o RT PCR negativo, realizado até 72 horas antes.
A unidade também decidiu restringir o número de visitantes. Será permitida a entrada de apenas uma pessoa por dia das 13h às 15h para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e das 8h às 18h para os de saúde suplementar. A visita nos leitos de isolamento está proibida.
“O CSSJD salienta que, se possível, o paciente deve vir sozinho à consulta ou, se necessário, somente com um acompanhante”, alerta.
Para os pacientes já internados ou que ainda serão, orienta-se apenas um acompanhante durante todo o tempo de internação.
Ocupação
O hospital está com 90% de ocupação do Centro de Terapia Intensiva (CTI – COVID). Na ala infantil, 50% dos leitos estão com pacientes. Todos são pacientes do SUS. Já na enfermaria, 68,75% das vagas da rede pública estão ocupadas e 28,57% da ala da saúde complementar.
O cenário para as próximas semanas ainda é de preocupação. Há duas semanas o secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti afirmou que Minas Gerais deverá viver o pico da doença em meados de fevereiro, devido ao avanço da variante Ômicron.
Nas últimas 24 horas, foram 26.406 mil confirmações em todo o estado e 56 mortes.
Explosão
A explosão de casos vivenciada em todo o país ficou clara em janeiro também em Divinópolis. A cidade registrou aumento de 1.468% nos casos positivos de COVID-19 em relação a dezembro.
As confirmações, para um mês, só não são menores que as de março e junho do ano passado, quando o município enfrentou a pior fase da pandemia.
A cidade contabiliza 25.760 testadas positivas para a doença desde o início da pandemia e 682 mortes.
*Amanda Quintiliano, especial para o EM