A população ribeirinha de Governador Valadares, em Minas Gerais, voltou a olhar para o Rio Doce, cujo nível subiu muito e chegou à cota “Atenção”. Durante a terça-feira (8/2), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMDEC) tranquilizou os moradores dos bairros da margem esquerda do rio, informando que não há previsão de enchente, pelo menos até o momento.
Na última medição divulgada pela Defesa Civil, o nível do rio estava em 1,76 metro na régua do SAAE, por volta de 21h desta terça-feira. Segundo a Defesa Civil, a tendência é que durante a noite o nível se mantenha estabilizado, sem previsão de sair do seu leito.
Leia Mais
Rodoviária de BH conta agora com terminal digital de serviços públicosDupla suspeita de cometer homicídio no interior de Minas é presaParalisação por aumento salarial deixa alunos sem aula em DivinópolisMotorista morre em grave acidente com caminhão em ParacatuTaxa de incidência diária da COVID apresenta queda em MG, mostra pesquisaA previsão climática feita pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Governador Valadares, registrou que, a partir deste mês de fevereiro, inicia-se o penúltimo mês da estação chuvosa (2021-2022) que se estende até março. Historicamente, segundo a análise do IFMG, as menores cotas pluviométricas (chuva) mensais, de toda estação são registradas no mês de fevereiro.
O boletim com a previsão climática informou também que em fevereiro é comum a região ficar sob as influências de sistemas atmosféricos, como a umidade provinda da Amazônia, por influência da Massa Equatorial Continental-MEC.
As chuvas que estão caindo nos municípios da bacia do Rio Doce são um fator de preocupação para os moradores dos bairros ribeirinhos em Governador Valadares.