Os mineiros terão que esperar mais um pouquinho para curtir uma semana de sol. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para esta quinta-feira (10/2) é de céu encoberto com chuva a qualquer momento do dia em quase todo o estado.
Leia Mais
Chuva: Betim deverá ter 13 dias seguidos de precipitaçõesCarro de aplicativo cai em cratera aberta em Ibirité há mais de um mêsMesmo sem carnaval, prefeitura de Betim mantém ponto facultativo Defesa Civil emite alerta para chuvas fortes em BH nas próximas duas horas Moradora cobra prefeitura para tentar salvar casa em situação de riscoNo restante do estado, a previsão é de céu parcialmente nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas.
Céu encoberto x parcialmente nublado
Anete explica a diferença entre as duas condições climáticas. "Quando a gente fala encoberto está totalmente fechado. Então, lá no Noroeste, Central Mineira, Oeste, Metropolitana, Campo das Vertentes e Zona da Mata deve ser um dia só com mormaço, sem abertura de céu", descreve a meteorologista.
"Já nublado com pancadas de chuvas e trovoadas, nós temos momentos de abertura , onde ocorre um aquecimento e podem formar aquelas nuvens com raios. O tempo abre ao longo do dia", diferencia.
A meteorologista explica que, nesta sexta-feira (11/2), o estado não terá grandes alterações para as condições do tempo. "Permanece céu encoberto podendo reduzir um pouco a nebulosidade."
E a temperatura?
Nesta quinta-feira (10/2), a máxima prevista é de 24ºC, com céu encoberto com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia. No estado, a máxima prevista para hoje é de 34ºC no Vale do Jequitinhonha e no Leste de Minas. A temperatura mínima registrada foi em Maria da Fé, Sul de Minas, com 12,3ºC.
Segundo o meteorologista do GeoClima Heriberto dos Anjos, este período de chuva na região é explicado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Heriberto aponta que o tempo chuvoso permanecerá. "Deve começar a diminuir no domingo, mas há previsão de chuva até o início da próxima semana."
Acúmulo de chuvas
Na capital mineira, enquanto duas regionais de BH já superaram a média de chuvas esperada para fevereiro, outras quatro regionais estão perto de superar a média.
De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, em Venda Nova, choveu 272,6 milímetros, o que significa 150%. Já a Região Norte acumula 195 milímetros, ou seja, 108%. A média histórica para o mês na capital mineira é de 181,4 mm
Confira o quanto choveu em cada região no mês de fevereiro até às 6h50 desta quinta-feira, 10/2:
- Barreiro: 121 (67%)
- Centro Sul: 168,5 (93%)
- Leste: 153,8 (85%)
- Nordeste: 162,2 (90%)
- Noroeste: 172,8 (95%)
- Norte: 195 (108%)
- Oeste: 140,6 (78%)
- Pampulha: 177,8 (98%)
- Venda Nova: 272,6 (150%)
Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte
Risco Geológico
Devido ao acúmulo de chuva nas últimas 72 horas, as regiões de Venda Nova, Pampulha, Noroeste, Oeste e Centro-Sul se encontram sob risco geológico.
O órgão municipal recomenda atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
A Defesa Civil de Belo Horizonte também alerta para que os belo-horizontinos redobrem a atenção, evitem áreas de inundação e não trafeguem em ruas sujeitas a alagamentos em momentos de forte chuva.
Outras recomendações são não se abrigar ou estacionar veículos debaixo de árvores e ficar atento a áreas de encostas e morros.
*Estagiário sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz