A Prefeitura de Varginha, no Sul de Minas, divulgou o boletim epidemiológico e mostra que mais da metade das crianças de 5 a 11 anos foram imunizadas contra a COVID-19 com a primeira dose na cidade. A meta é atingir 11.418 crianças.
De acordo com a prefeitura, 5.826 crianças de 5 a 11 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a COVID-19. Desse total, até o momento, 171 têm comorbidades e o público de 10 anos foi o que mais compareceu representando 59%.
Leia Mais
Mais de 2 milhões ainda não tomaram 2ª dose contra a COVID-19 em Minas Infectologista rebate deputado sobre vacina: 'Vai contra a verdade'Procura pela vacinação infantil contra a COVID-19 aumentou em MinasApós 51 dias, transmissão da COVID em BH volta ao nível de controleBH aplica dose de reforço em pessoas de 39 anos nesta sexta (11/2); vejaOcupação de UTIs para COVID-19 é de mais de 80% em BH e mais 14 capitaisA meta, segundo a prefeitura, é imunizar 11.418 crianças, já que a população mais nova, de 5 anos, representa apenas 33% dos dados. A vacinação segue de segunda a sábado, de 7h30 às 11h30, na Central de Vacinação, no Bairro Bom Pastor, na UBS do Sion, UBS do Imaculada e na UBS do Mont Serrat.
“Estamos envidando todos os esforços para garantir acesso fácil e com horários alternativos para vacinação de nossas crianças. Com adesão crescente, ultrapassamos mais que 50% de nossas crianças de 5 a 11 anos já contempladas com a primeira dose”, afirma Luiz Carlos Coelho, infectologista e responsável pelo setor de enfrentamento à COVID-19.
Na semana passada, o prefeito Vérdi Melo se mostrou preocupado com a baixa adesão desse público na imunização, que atingia apenas 37%. “Isso nos preocupa. Queria aproveitar a oportunidade e pedir aos pais que colaborem e levem suas crianças, porque as aulas começam já começaram e quanto mais essas crianças estiverem vacinas, um número maior, vai facilitar nosso trabalho e dar mais segurança a todos”, disse o prefeito em coletiva.
Varginha tem mais de 26 mil casos de COVID-19, 43 hospitalizados e 377 mortes em decorrência da doença. A cidade já aplicou 262.456 doses da vacina contra o novo coronavírus. Ainda segundo a prefeitura, o setor da saúde implantou nove pontos itinerantes na cidade para facilitar a imunização da população.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.