A Polícia Civil conseguiu tirar de circulação mais de uma tonelada de maconha ao flagrar a droga em um sítio na zona rural de Itaúna, cidade do Centro-Oeste mineiro a cerca de 80 km de Belo Horizonte. O destino do entorpecente, trazido do Paraguai, seria justamente a capital mineira, segundo os policiais. É a segunda apreensão de droga do Paraguai feita nesta semana.
Leia Mais
Mulher flagra larvas em carne comprada de supermercado e será indenizadaMenina de 10 anos é baleada durante cultoCasa pega fogo e uma pessoa morre em BH Rota para a praia, pela BR-262, recebe desvio improvisado após 17 diasVingança motiva morador de rua a assassinar outro desabrigadoBH aplica dose de reforço em pessoas de 39 anos nesta sexta (11/2); veja
“Um dos veículos apreendidos na operação, uma caminhonete, foi roubada em janeiro deste ano, em Contagem, e estava com placa clonada. Nele, a droga já estava sendo armazenada, pronta para distribuição, momento em que os policiais civis intervieram”, detalha o delegado Domiciano Monteiro, informando que outro carro, um automóvel de passeio, também de origem suspeita, foi apreendido na operação.
Monteiro é chefe da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores (DEPIFRVA). A descoberta do sítio e a apreensão foi um desdobramento de investigação iniciada há quatro meses pela divisão, que apurou a atuação de uma grande organização criminosa articulada em vários núcleos operacionais.
O delegado Leandro Matos, da 5ª Delegacia da Divisão Especializada, que também participou das investigações, informa que a droga é proveniente do Paraguai e alimentaria o narcotráfico na capital e Região Metropolitana. “As investigações continuam para apurar a participação de todos os envolvidos nesse esquema criminoso, que, ao que tudo indica, é extremamente organizado e ramificado.”
Duro golpe no tráfico
Domiciano diz ainda que a ação da Polícia Civil é importante pois descapitaliza o grupo criminoso. “Foram realizadas também investigações de movimentações financeiras promovidas por esses indivíduos, o que auxiliou para que a equipe pudesse chegar ao topo da estrutura dessa organização criminosa”.
Os policiais informam que o homem preso na operação policial é suspeito de ser responsável pelo armazenamento da droga em diferentes pontos, a mando do grupo criminoso. Ele foi autuado por tráfico de drogas e foi levado para o sistema prisional. O objetivo, agora, da polícia, é descobrir e identificar outros integrantes do grupo criminoso.