A droga, inclusive, já estava sendo colocada em uma caminhonete para ser trazida a Belo Horizonte. O grupo, segundo a polícia, estaria envolvido no roubo e na adulteração de veículos da capital e da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), práticas criminosas que também alimentavam as atividades do tráfico de drogas.
“Um dos veículos apreendidos na operação, uma caminhonete, foi roubada em janeiro deste ano, em Contagem, e estava com placa clonada. Nele, a droga já estava sendo armazenada, pronta para distribuição, momento em que os policiais civis intervieram”, detalha o delegado Domiciano Monteiro, informando que outro carro, um automóvel de passeio, também de origem suspeita, foi apreendido na operação.
Monteiro é chefe da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores (DEPIFRVA). A descoberta do sítio e a apreensão foi um desdobramento de investigação iniciada há quatro meses pela divisão, que apurou a atuação de uma grande organização criminosa articulada em vários núcleos operacionais.
O delegado Leandro Matos, da 5ª Delegacia da Divisão Especializada, que também participou das investigações, informa que a droga é proveniente do Paraguai e alimentaria o narcotráfico na capital e Região Metropolitana. “As investigações continuam para apurar a participação de todos os envolvidos nesse esquema criminoso, que, ao que tudo indica, é extremamente organizado e ramificado.”
Duro golpe no tráfico
Domiciano diz ainda que a ação da Polícia Civil é importante pois descapitaliza o grupo criminoso. “Foram realizadas também investigações de movimentações financeiras promovidas por esses indivíduos, o que auxiliou para que a equipe pudesse chegar ao topo da estrutura dessa organização criminosa”.
Os policiais informam que o homem preso na operação policial é suspeito de ser responsável pelo armazenamento da droga em diferentes pontos, a mando do grupo criminoso. Ele foi autuado por tráfico de drogas e foi levado para o sistema prisional. O objetivo, agora, da polícia, é descobrir e identificar outros integrantes do grupo criminoso.