De acordo com o último Levantamento de Infestação Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), a cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, apresentou risco médio, com o percentual de 2,7%, no mês de janeiro, para a proliferação do mosquito transmissor Aedes aegypti. Porém, em algumas áreas dos bairros Nacional, Riacho, Ressaca e Vargem das Flores, apresentaram risco alto.
O LIRAa é uma metodologia que ajuda a realizar a identificação de áreas com maiores índices de infestação do mosquito Aedes aegypti. E o percentual preconizado pelo Ministério da Saúde é abaixo de 1%.
Leia Mais
Chuva forte alaga avenidas e ruas da cidade de Passos; veja vídeoSeis regionais de BH já superaram volume de chuva previsto para fevereiroPresídio de Pouso Alegre tem quase 450 detentos a mais do que a capacidadeMinas teme avanço da dengue ao confirmar primeira morte em 2022Obra vai interromper parcialmente circulação do metrô no domingo (13/2)Contagem amplia leitos para pacientes com COVID-19 no Hospital de CampanhaNesta sexta-feira, será realizada a limpeza de locais na região. Já no sábado e no domingo, das 8h às 13h, os Agentes de Combate às Endemias irão percorrer as ruas do distrito, conscientizando a população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito. E ainda no domingo, a iniciativa contará com o grupo de teatro dos próprios servidores, o “Agente em Cena”.
O Distrito Nacional é uma das regiões que apresentou alerta em relação às arboviroses.
“Considerando a perspectiva epidemiológica referente à dengue para o ano 2022 e a confirmação de alta positividade de larvas do mosquito Aedes aegypti em todas as áreas do Distrito Nacional, nos resultados do último LIRAa, realizado em janeiro, faz-se necessário empreender ações de combate ao mosquito, com urgência”, enfatiza a diretora do Distrito Nacional, Léia Dias.
Segundo a prefeitura, o Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses Urbanas e Febre Amarela de Contagem vem realizando reuniões pontuais para colocar em execução o Plano Municipal de Contingência. O objetivo é tentar prever todos os possíveis cenários e como agir diante de cada um deles.
Programação:
Sexta-feira (11/2)
– Limpeza de locais na região
Sábado (12/2) – 8h às 13h
– Blitz educativa
(Bairros: Jardim Alvorada, Praça do Nacional, Estrela Dalva).
Domingo (13/2) – 8h às 13h
– Blitz educativa
(Bairros: Pedra Azul, Bom Jesus, Estrela Dalva, Vila Francisco Mariano).