(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Surto de COVID em asilo de Pouso Alegre contamina 32 idosos

Segundo direção, vacinação completa contribuiu para que nenhum idoso fosse internado em decorrência da doença


11/02/2022 14:25 - atualizado 11/02/2022 14:36

Asilo Betânia da Providência, em Pouso Alegre
Idosos com COVID estão isolados na área superior do Asilo Betânia da Providência, em Pouso Alegre (foto: Nayara Andery/ Terra do Mandu)
 
Um surto de COVID-19 causou a contaminação de 32 dos 65 idosos do Asilo Betânia da Providência, em Pouso Alegre. Mariene Moraes, diretora da instituição, ressalta que o primeiro caso foi de uma idosa com sintomas na última segunda-feira (7/2). A boa notícia é que nenhum deles precisou de internação. 
 
Na segunda-feira, "alguns idosos estavam com resfriado, olhos lacrimejando e aí foi pedido o teste e 32 idosos foram confirmados com a COVID", conta Mariene. Todos estão isolados e são atendidos pela equipe do asilo e médicos da UPA.
 
 
O asilo tem duas alas - a principal e a sede superior ao pátio. Elas são a moradia dos idosos, sendo que uma ala atende mulheres e a outra é destinada aos homens. Com o surto, 33 idosos em bom estado de saúde estão na parte inferior e a superior foi reservada para os 32 contaminados.
 
Para a direção, o fato de todos estarem sem sintomas graves e poderem ser tratados no asilo se deve à vacinação. "E graças a Deus e à vacina, eles estão bem. Não precisou de internação de nenhum idosos. Eles estão todos bem e até o começo da semana já saem do isolamento." Todos os idosos da instituição já receberam as três doses de imunizantes.
 
Parte das medidas preventivas incluiu a visitação, que foi suspensa no início da pandemia e mantida apenas por meio de vídeos. Ela foi retomada em setembro de 2021 com a cortina do abraço, uma cortina plástica transparente para contato entre atendidos e familiares e amigos. A instituição ampliou gradualmente a visitação de familiares e amigos dos idosos. Devido ao recente surto, só é permitida a entrada de funcionários da instituição.

Segundo surto em três anos

Casos de COVID começaram a se multiplicar no Brasil em março de 2020. O primeiro surto no asilo foi em julho de 2021, com a contaminação de 20 idosos e sete funcionários. Mariene conta que foram sete meses sem registrar nenhum caso, até o surto recente.

Asilo precisa de doações

Manter a rotina de cuidados com os idosos contaminados requer o uso constante de itens descartáveis e de proteção. Mariene reforça que o asilo precisa de ajuda da comunidade, por meio de doações.
 
Os principais itens que podem ser doados são luvas de látex, máscaras e aventais descartáveis, álcool líquido e em gel 70%, água sanitária e leite integral. As doações de produtos ou em dinheiro podem ser entregues no local, na Rua Olegário Maciel, 287. O telefone para informações é (35) 3422-5612 (Nayara Andery/ Especial para o EM).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)