Em três dias, o número de famílias que deixaram suas casas em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, devido à enchente do Rio Paranaíba, aumentou em seis vezes. Nesta sexta-feira (11/2), são 121 famílias desabrigadas ou desalojadas no município. O nível do curso d'água já ultrapassou os 11 metros, segundo os bombeiros nessa segunda cheia em 2022.
Segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (11/2) pela Central de Atendimento Social às Vítimas da Enchente (CASVE), somadas as 121 famílias que já tiveram que deixar suas casas, 311 pessoas foram afetadas pela cheia. O número inclui 51 crianças.
Leia Mais
Ponte do Arco volta a ser interditada em Patos de Minas por causa de cheiaRio Paranaíba volta a subir em Patos de Minas e 20 famílias deixam casasChuvas: Patos de Minas cria Central de Atendimento Social a desabrigadosPatos de Minas: quase 600 pessoas afetadas por enchente receberão auxílioPatos de Minas: caminhão desgovernado bate em casa enquanto morador dormiaCom avanço na vacinação, Patos de Minas vai encerrar ponto em ginásioVítimas de enchentes na Bahia e Minas Gerais poderão sacar FGTSChuvas trazem de volta o fantasma dos desabamentosApenas uma regional de BH ainda não superou volume de chuvas para fevereiroContagem promove novo mutirão para vacinar crianças de 5 a 11 anosNo início da semana, o número desabrigados ou desalojados era de 20 famílias, ainda com o rio Paranaíba em pouco abaixo dos 10 metros, mas já com águas transbordando.
São considerados desalojados, aqueles que abandonaram temporária ou definitivamente a habitação, em função de evacuações preventivas, destruição ou avaria grave, e que, não necessariamente, precisam de abrigo provido pelo Sistema. Os desabrigados precisam de abrigo provido por terceiros.
A orientação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil é para que as pessoas não esperem a água entrar na residência para providenciar a mudança. As pessoas que precisarem de ajuda da central devem ligar para (34) 3822-9740.