A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) interditou a Festa 'Jabu Folia', no Catavento Cultural. A folia teria shows dos blocos carnavalescos Volta, Belchior e Então, Brilha! neste domingo (13/2), no Bairro Ipiranga, na Região Nordeste da Cidade. A informação foi confirmada pela PBH e pela equipe do Volta, Belchior nas redes sociais.
Leia Mais
Fábio Baccheretti, secretário de Saúde, testa positivo para COVID-19Prepare o guarda-chuvas: Minas está sujeita a temporais nos próximos diasÁgua ainda toma conta de casas e moradores enterram vítimas em Mário CamposCarreta e caminhão se envolvem em acidente em ponte na BR-381Jovem de Valadares recorre a 'vaquinha' para comprar remédio contra fibroseCarro com manequins cai em córrego e bombeiros são acionados para resgateO Estado de Minas procurou a Prefeitura de BH para obter informações a respeito da interdição do espaço. O poder Executivo informou em nota que a organização do evento "não tomou as providências para o licenciamento" da festa. Confira a íntegra da nota da PBH:
"O evento poderia ter ocorrido mediante licenciamento, nos termos da legislação vigente. O promoter do evento foi notificado previamente, mas não tomou as providências para o licenciamento, oportunidade na qual são avaliadas as condições sanitárias e de segurança dos participantes, não deixando alternativa para a fiscalização, a não ser a sua interdição".
A reportagem buscou, pelas redes sociais, contato com o Quintal da Jabu, mas ainda não obteve sucesso. O contato foi visto por quem administra a página. Se hovuer retorno, este texto será atualizado.
Carnaval de rua está suspenso
Sem desfiles no carnaval de rua de BH em 2022, proibidos para evitar aglomerações, os blocos têm buscado alternativas para fazer um carnaval com segurança em tempos de COVID-19. Os grupos participantes da festa deste domingo não participaram da organização do evento.
Em dezembro último, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) afirmou que a prefeitura aventa a possibilidade de promover uma "micareta" no meio deste ano. A folia está condicionada à melhora dos índices da COVID-19 na cidade.
"Não tem carnaval e réveillon com dinheiro público. Ponto. Agora, o que podemos fazer, se estiver tudo lindo em julho: uma micareta, um carnaval. Põe quatro milhões de pessoas na rua. A prefeitura vai ajudar, vai bancar, o setor privado, que nós temos concorrência, vai entrar também. Isso é outra coisa", afirmou, à época.
O poder público municipal planeja lançar editais em abril do próximo ano para incentivar que blocos carnavalescos se armem para festas fora de época.
Histórico
O Volta, Belchior foi criado em 2016, no Bairro de Santa Tereza, para reverenciar o artista cearense e suas canções de grande beleza poética e compromisso social. O nome do bloco foi escolhido numa referência ao fato de Belchior ter abandonado sua carreira e rompido com a sociedade, ausentando-se dos palcos e refugiando-se no Sul do Brasil durante uma década.
O Então, Brilha! desfila no Centro de BH, partindo da Rua Guaicurus. O bloco faz parte do renascimento do carnaval de rua da capital. Diversidade, igualdade e liberdade são os lemas.