logo

Jornal Estado de Minas

CHUVAS EM MINAS

Mesmo com sol, só 26 cidades mineiras não estão sob alerta de chuvas

Apesar de um período de sol na manhã desta segunda-feira (14/2), em Belo Horizonte, a chuva continua em praticamente todo o estado de Minas Gerais ao longo da semana. A previsão para hoje é de tempo parcialmente nublado a nublado com trovoadas isoladas, exceto no Triângulo Mineiro.





827 das 853 cidades mineiras estão sob alerta, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo comunicado emitido nesta manhã, há previsão de chuvas intensas, com ventos de 60 km/h até a manhã de terça-feira (15/2).

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", diz o alerta do Inmet, válido até às 10h de amanhã. 

A meteorologista do Inmet Anete Fernandes afirma que nos próximos dias ainda teremos chuvas intensas. "Essa chuva é típica de verão, devido ao aquecimento diurno. Ocorre mais para tarde, noite", informa a meteorologista.





A lista de cidades contempladas, que inclui Belo Horizonte, pode ser conferida aqui

E a previsão do tempo? 

A temperatura máxima prevista para a capital mineira hoje é de 27º, e para o estado é de 36º, no Norte de Minas. 

Os próximos dias seguirão com tempo instável e com pancadas de chuva ao longo do dia. "O decorrer dessa semana é essa condição de instabilidade mesmo. As temperaturas permanecem na mesma margem também", afirma a meteorologista.

De acordo com Anete, teremos um tempo nublado encoberto na Região Metropolitana, Vale do Rio Doce e Zona da Mata. Já as regiões Norte de Minas, Central Mineira, Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Noroeste o tempo é nublado com pancadas de chuva. 





As demais regiões terão tempo parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas.

Anete explica que, apesar do sol na manhã desta segunda-feira em BH, e das condições desta terça (15/2) permanecerem iguais, a partir de quarta-feira as chuvas se intensificam no estado.

"Dia nublado com chuva a qualquer hora, principalmente na Região Metropolitana, Vale do Rio Doce e Zona da Mata. Grande parte do estado tem momentos de mormaço ou abertura com pancadas de chuva também e parcialmente nublado, só com as típicas pancadas de verão, com exceção do Triângulo Mineiro e Sul de Minas", explicou a meteorologista. 

Acúmulo de chuva em Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, a chuva em fevereiro já ultrapassou a média histórica para o mês em toda a capital. Em Venda Nova, por exemplo, já choveu mais que o dobro em apenas 14 dias. Confira o acumulado de chuvas (mm), no mês de fevereiro, até as 6h desta segunda-feira (14/2):

Barreiro: 186,2 (103%)
Centro Sul: 274,5 (151%)
Leste: 220,8 (122%)
Nordeste: 246,6 (136%)
Noroeste: 248 (137%)
Norte: 273,8 (151%)
Oeste: 234,8 (129%)
Pampulha: 257,6 (142%)
Venda Nova: 371,4 (205%)

Média Climatológica de fevereiro: 181,4 mm

Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte 

 
 
Apesar das condições do tempo, a chuva acumulada nas últimas horas não foi significativa para colocar alguma região em alerta. A Defesa Civil de Belo Horizonte informou nesta manhã que nenhuma região da capital mineira está sob risco geológico. 

A chuva acumulada nas últimas horas não foi significativa para colocar alguma região em alerta (foto: Defesa Civil de Belo Horizonte)

 
*Estagiário sob supervisão do editor Benny Cohen