O boletim epidemiológico da COVID-19 divulgado nesta segunda-feira (14/2) pela Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares, no interior de Minas Gerais, registrou a morte de seis pessoas por complicações da doença, sendo duas nas últimas 24 horas e quatro em datas anteriores.
Mas o que chamou a atenção no boletim foi a divulgação da morte de dois bebês pela COVID-19. Um bebê com 1 ano de idade incompleto morreu na sexta-feira (11/2). Outro bebê, de 1 ano e 3 meses, morreu em 8 de janeiro de 2022, e teve hoje a confirmação da causa morte: complicações causadas pela COVID-19.
A SMS divulgou nota nesta segunda-feira esclarecendo a morte dos bebês. “A SMS lamenta a morte das duas crianças e informa que a criança com idade entre 1 e 9 anos foi atendida no Hospital Municipal e transferida para a Santa Casa em Belo Horizonte, no entanto não resistiu às complicações da COVID-19. Esta informação foi confirmada na presente data (14/2)”.
Sobre o bebê que morreu na sexta-feira, a SMS informou que “com relação à outra criança, menor de 1 ano, ela deu entrada no Hospital Municipal no dia 31/01, foi prontamente atendida pela equipe multidisciplinar do HM, permanecendo em isolamento respiratório, na unidade Coorte, na UTI Neonatal, mas infelizmente na última sexta-feira (11/2) também não resistiu às complicações da COVID-19 e morreu”.
A ocupação de leitos UTI COVID-19 SUS em Valadares continua alta, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico desta segunda-feira. Dos 41 leitos disponíveis, 36 estão ocupados na rede pública.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.