Adultos e crianças com deficiência poderão ter consultas odontológicas gratuitas por alunos e professores do curso de Odontologia do Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH. O agendamento será feito por telefone e as consultas serão realizadas pela manhã e também à noite.
As consultas estão previstas a partir desta quarta-feira (16/2). O acolhimento odontológico gratuito, além de contemplar o grupo PCD, também irá atender o público infantil de 4 a 12 anos. Às quintas-feiras, serão atendidas pessoas com deficiência, e às quartas e sextas, as crianças.
Os procedimentos clínicos são compatíveis à ortodontia corretiva que envolve limpeza, prótese, tratamento de canal e mordida cruzada, por exemplo. As consultas serão feitas na Clínica Integrada da Saúde UniBH, na Avenida. Professor Mário Werneck, 1685 - Buritis. Os agendamentos são feitos pelo telefone 3319-9344.
Ação social
Paula Mendes, coordenadora da disciplina de Odontopediatria e da Pessoa com Deficiência do UniBH, destaca que o projeto, além de enfatizar o viés social, ajuda na formação dos alunos de forma especial, estimulando nos estudantes responsabilidade social e empatia.
"Os estudantes têm a oportunidade de experimentar os desafios da profissão na prática! Minha expectativa é mostrar a eles que é possível atender PCDs e crianças independentemente de cursos de especialização. Basta querer realizar, pois os procedimentos não mudam. O diferencial é o manejo para este tipo de atendimento", destacou Paula.
Eduardo França, diretor do Campus Buritis, pontua que o serviço se soma a outros na área da saúde que o UniBH tem oferecido.
"Buscamos sempre unificar nosso principal propósito que é o de transformar o país pela Educação, aos esforços de promoção da saúde à comunidade. Preparamos nossos alunos por meio de uma matriz curricular que vai além da sala de aula e, a essa metodologia, incorporamos o apoio em frentes essenciais, como o bem-estar social", pontuou o diretor.
*Estagiário sob supervisão do editor Benny Cohen