(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CLIMA

Atenção: BH tem previsão de pancadas de chuva nesta quarta-feira (16)

Capital mineira registrou em 15 dias volume de chuva maior do que o previsto para todo o mês de fevereiro


16/02/2022 13:54 - atualizado 16/02/2022 14:10

Céu nesta tarde em BH
Céu nesta tarde em BH (foto: Defesa Civil/divulgação)
A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um novo alerta, nesta quarta-feira (16/2), para a possibilidade de pancadas de chuva (20 a 40mm) com raios e rajadas de vento em torno de 50km/h. O alerta é válido até as 8h de quinta-feira (17/2).

Por volta das 12h30, o céu estava parcialmente nublado. Há possibilidade de chuvas no decorrer da tarde e da noite. Os termômetros marcaram 28,9ºC e 48% de umidade relativa do ar. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que, entre a última segunda-feira e a próxima (21/2), a região metropolitana receba 150mm de chuva.

O volume previsto representa 82% dos 181mm que historicamente ocorrem na capital mineira em fevereiro. O meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet, alerta que esse volume de chuva pode causar elevação do nível dos rios e alagamentos.

"A previsão indica volumes de chuva significativos em grande parte de Minas Gerais, podendo ultrapassar os 150mm, principalmente nas regiões Noroeste, Central e região metropolitana do estado", diz trecho de informativo do instituto.

BH já recebeu até ontem mais chuva do que o previsto para todo o mês de fevereiro.

Em virtude do volume das chuvas previstas para as próximas 48 horas, de acordo com a Defesa Civil, existe a possibilidade de risco geológico até segunda-feira (21). 

Os alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh (Com informações de Leonardo Leão - Especial para o EM)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)