Jornal Estado de Minas

TRÊS ANOS DE DOR

Após trégua das chuvas, bombeiros retomam buscas em Brumadinho

As buscas pelas vítimas da tragédia de Brumadinho serão retomadas ainda nesta semana, informou o Corpo de Bombeiros nesta quarta-feira (16/2). 

A tragédia ocorreu em 25 de janeiro de 2019, quando a barragem B1, na mina Córrego do Feijão, se rompeu, despejando 12,7 mi de m³ de rejeitos da mineração sobre a cidade da Grande BH. Três anos após a ruptura, seis das 270 vítimas seguem desaparecidas.




 
Leia também: Drama das famílias de desaparecidos em Brumadinho completa 3 anos

Os trabalhos estavam suspensos desde 11 de janeiro em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado no início deste ano. Segundo os bombeiros, mais de 40 militares foram mobilizados para a retomada da operação e já começaram a chegar em Brumadinho. 

A corporação ressaltou que a pausa foi necessária para a drenagem dos terrenos da região, além da reconstrução dos acessos, danificados pelos temporais. 

"Uma vez mais, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais reitera o compromisso firmado de empregar todos os recursos humanos e tecnológicos necessários em prol de uma resposta às famílias das 6 joias que estão desaparecidas", diz a nota divulgada pelos militares. 

Ausência e saudade

Veja a lista das 'joias' de Brumadinho ainda não encontradas:

  • Maria de Lurdes da Costa Bueno
  • Nathália de Oliveira Porto Araújo
  • Olímpio Gomes Pinto
  • Tiago Tadeu Mendes da Silva
  • Cristiane Antunes Campos
  • Luís Felipe Alves