O carnaval em Betim, que ocorrerá entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, será considerado ponto facultativo na administração pública. O comércio na cidade, por sua vez, terá regras de funcionamento, seguindo acordos de Convenções Coletivas de Trabalho (CCT). Já eventos públicos ou privados estão proibidos entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março.
Leia Mais
Mesmo sem feriado, hotéis em Minas devem ter boa ocupaçãoVarginha cancela ponto facultativo no carnaval para brecar COVID-19E aí, como fica o carnaval em BH neste ano? Confira a programaçãoUberaba: quase 20 mil pessoas acima de 18 anos não se vacinaram com 2ª doseVaticano reconhece virtudes heroicas da religiosa mineira Irmã Benigna Centro Veterinário da PUC Minas passa a abrir aos sábadosNo caso do comércio ligado ao setor de construção civil, tintas, ferragens e maquinismo, que possui sindicato próprio, o Dia do Comerciário (tradicionalmente comemorado no dia 30 de outubro) será celebrado na segunda-feira (28) neste ano e, por isso, as lojas desses ramos não vão funcionar.
Nesse caso, de acordo com as convenções, os comerciantes não poderão exigir a presença de seus empregados. Na terça-feira (1º/3) e na quarta-feira (2/3), a abertura será facultativa.
Já as agências bancárias não terão expediente nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). O funcionamento presencial será retomado na quarta-feira de cinzas, a partir das 12h.
Funcionamento do comércio em Betim durante o carnaval
Segunda-feira (28/2) – Ponto facultativo
Terça-feira (1/3) – Será celebrado o Dia do Comerciário (patrões podem exigir mão de obra do empregado mediante pagamento das horas em dobro ou folga compensatório no prazo 90 dias)
Quarta-feira (2/3) – Ponto facultativo
Funcionamento do comércio da construção civil, tintas, ferragens e maquinismo
Segunda-feira (28/2) – Patrões não poderão exigir mão de obra do empregado, segundo acordos de CCT
Terça-feira (1/3) – Ponto facultativo
Quarta-feira (2/3) – Ponto facultativo