Uberaba, cidade do Triângulo Mineiro com cerca de 340 mil habitantes, registrou que aproximadamente 18 mil pessoas com 18 anos ou mais estão em atraso com a segunda dose da vacina contra a COVID-19. O número representa cerca de 5% da população dessa faixa etária.
Esse mesmo percentual de faltosos, segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (18/2) pela Secretaria Municipal de Saúde, representa os faltosos da vacinação da primeira dose de pessoas entre 12 e 17 anos.
“Imunizados com a primeira dose acima de 12 anos: 94,27% e com as duas doses desse mesmo público: 89,51%”, informou a Pasta.
Diante dessas dezenas de milhares de faltosos, a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar neste sábado (19/2), no Drive do Shopping Uberaba, entre 8h30 e 16h, a vacinação de qualquer uma das três doses para omoradores da cidade, em geral, com 12 anos ou mais.
Saúde de Uberaba aguarda chegada de novas doses
Nesta sexta-feira (18/2), o município completa um mês desde o início de sua campanha de vacinação infantil contra a COVID-19, mas ainda não conseguiu imunizar nem a metade das crianças entre 5 e 11 anos.
De acordo com dados atualizados da Secretaria de Saúde de Uberaba, de cerca de 30 mil crianças 12.463 delas foram imunizadas com a primeira dose.
Devido a essa adesão de cerca de 40%, até o momento, a reportagem questionou a Secretaria Municipal de Saúde se a mesma vai realizar alguma nova ação de busca ativa e se sim, quando e qual ou quais.
A Pasta respondeu que "estamos no aguardo do envio de mais doses pelo estado para realizar a busca ativa e novas ações de vacinação”, diz a nota.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.