Jornal Estado de Minas

PATOS DE MINAS

Após impasse, empreiteira inicia intervenções para liberar BR-365

O impasse que envolve a recuperação do km 428 da BR-365, entre Patos de Minas e Guimarânia, interior do estado, parece ter chegado ao fim. A empreiteira contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) começou a trabalhar nesta sexta-feira (18/02). Intervenções na Ponte dos Vieiras se iniciam neste sábado (19) e devem ser concluídas em até quatro dias. O trânsito segue totalmente interditado.




 
A interdição aconteceu no domingo (13/02) quando os engenheiros do DNIT verificaram que a erosão tinha aumentado e causa risco de desabamento. Durante a semana, houve um impasse entre a prefeitura de Patos de Minas, que se ofereceu para recuperar a ponte, e o DNIT.
 
Na terça-feira (15/02), o prefeito, Luís Eduardo Falcão (Podemos), gravou um vídeo e disse que o executivo atuaria nas obras. Caminhões com terra e pedras foram enviados para a rodovia. O deputado federal Zé Vitor (PL) também foi às redes sociais e cogitou até a instalação de uma ponte móvel do Exército Brasileiro, o que não ocorreu.
 
Na quarta-feira (16), o DNIT, em Belo Horizonte, negou a autorização para que o executivo municipal executasse o serviço. Já na manhã de quinta-feira (17), uma nova ordem, desta vez do DNIT de Uberlândia, autorizou a prefeitura a reparar o trecho. O maquinário foi novamente enviado. No mesmo dia, no final da tarde, a direção-geral do DNIT, em Brasília, ordenou que as equipes do município recuassem.




 
No despacho da direção-geral do DNIT, ficou definido que uma empreiteira faria as obras. Na tarde desta sexta-feira (18), a empreiteira começou a desviar o cabo de fibra ótica, que passa ao lado da rodovia, e informou que os reparos se iniciam oficialmente na manhã de sábado (19). A previsão é que sejam concluídos em até quatro dias.
 
A BR-365 é a principal via de acesso do Sudeste para o Nordeste do Brasil. Além disso é usada diariamente por centenas de moradores de Patos de Minas que se deslocam para trabalhar na área rural e nos municípios vizinhos, como Guimarânia e Patrocínio.
 
Para reduzir os impactos, as empresas adotaram a baldeação. Foram contratados vários ônibus. Os trabalhadores são levados até a ponte, desembarcam, atravessam a pé e na sequência seguem viagem em outro veículo.




 
Segundo o DNIT, as obras começaram às 8h de sábado (19/02), após a travessia dos trabalhadores. Uma passarela móvel será colocada em dois períodos do dia, no início da manhã e no final da tarde (horários a serem definidos) para permitir a passagem durante as obras. Nos demais períodos do dia será proibido a travessia de pedestres.
 
Existem duas opções de desvio. Um deles não é pavimentado, tem cerca de 58 km, e é permitido apenas para veículos leves. Devido ao alto fluxo, se formou atoleiros. A Secretaria de Obras de Patos de Minas trabalha regularmente para regularizar o tráfego. O outro desvio, através da BR-354/352, tem cerca de 200 km. Clique aqui e acesse informações sobre as rotas.