Jornal Estado de Minas

VACINAÇÃO

Com queda de novos casos e internações, Uberaba inicia 4ª dose

 
Vivendo um cenário de quedas de novos casos da COVID-19 e internações na ala de enfermaria, Uberaba começou neste sábado (19/2) a aplicação de seu primeiro grupo de quarta dose: os imunossuprimidos acima de 18 anos. Além disso, hoje na cidade acontece a imunização da dose adicional para imunossuprimidos de 12 a 17 anos.




 
Segundo informações divulgadas pela Secretária Municipal de Saúde, o drive no Shopping Uberaba ficou aberto para a população, das 8 às 16h, quando foram aplicadas também primeira e segunda doses e dose de reforço.
 
 
 
Com relação aos imunossuprimidos, foi permitido vacinar aqueles que estavam imunizados há quatro meses depois da terceira dose.
 
“As pessoas imunossuprimidas estão entre os grupos prioritários desde o começo da campanha de vacinação no Brasil. A vacinação desse grupo iniciou-se em maio do ano passado.




 
Os grupos são definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 (PNO) e incluem pessoas com imunodeficiência primária grave, em quimioterapia para câncer ou transplantados (de órgão sólido ou de células tronco), que fazem uso de drogas imunossupressoras, além de pessoas vivendo com HIV/Aids, entre outros”, explicou nota Secretária de Saúde de Uberaba. 
 

Uberaba vive cenário de redução de novos casos 

 
Enquanto isso, apesar de ainda alto, o número de novos casos da COVID no município vem registrando redução nas últimas duas semanas, ou seja, saiu de uma média de janeiro, de cerca de 700 casos diários, para aproximadamente 400, em fevereiro. Até o dia 18/2 foram contabilizados 7.453.
 
O mês de janeiro em Uberaba bateu recorde de novos casos da doença ao registrar o número de 21.492 (quatro vezes mais casos que o até então mês recorde, que foi maio de 2021).
 
Outro indicador COVID que vem reduzindo em Uberaba atualmente é o de internações da ala de enfermaria. Enquanto no começo de fevereiro estava em cerca de 80%, neste momento, segundo informações do atual boletim epidemiológico registra aproximadamente 35%.




 
Já as internações em UTIs/COVID da cidade, que contabilizam ocupação de cerca de 60% neste momento, estão um pouco acima da média de janeiro, que foi de 50%.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19